07 Dicas para uma Excelente Finalização Ortodôntica, por Roberto Brandão

Aprenda dicas valiosas para a fase de finalização ortodôntica
Data:

07 dicas para uma Excelente Finalização Ortodôntica

Gostaria de convidar o caro leitor para desfrutar dos conhecimentos, pautados na experiência clínica com fundamento científico, de um ícone da Ortodontia brasileira. Prof. Roberto Carlos Bodart Brandão, sobretudo nas reflexões apresentadas ao abordar os temas de finalização, oclusão e contenção ortodôntica.

01. Muito treinamento, controlar o fio ortodôntico nas três dimensões do espaço, magnitude e amplitude das dobras.

Folga entre o fio 019X025" e a canaleta

02. A finalização começa no planejamento e na montagem do aparelho, e não nos últimos meses do tratamento, porque no primeiro ano de tratamento temos a melhor colaboração o paciente, crucial para o sucesso.

03. Tratar de trás para frente, ou seja: intercuspidar segundos molares; depois, os primeiros molares e daí por diante; e, por último, a estética dos dentes anteriores, "a cereja do bolo".

04. Respeito à biologia, forças leves em uma direção consistente, raízes dentro do envelope alveolar, especialmente em biótipos periodontais mais críticos.

05. Leitura do arco retangular antes de amarrá-lo: depois de finalizado o nivelamento, verificar quais dentes precisam de alteração de torque, visto que boa parte das vezes os dentes posteriores estão bem posicionados as bases ósseas; assim, o fio deveria estar passivo nesses dentes. Incorporar torques em dentes bem posicionados gera atrito desnecessário, além de contatos prematuros e mordida aberta anterior; "desanda tudo e atrasa o tratamento".

Perda do torque vestibular após fase de retração anterior

06. Movimentos de torque demandam tempo; normalmente 60 dias para que seja efetivo. É fundamental que haja controle, precisão e paciência, para se evitar ativações inócuas ou exageradas, que atrasam o tratamento.

É importante não ter medo dos arcos retangulares, pois são nossas melhores ferramentas, desde que o profissional domine-as e não seja refém de prescrições ou técnicas.

07. Ameloplastia, definindo a bordas incisais regulares, ameias bem contornadas e conformação de caninos, trazendo a dominância do sorriso para os incisivos centrais.

Para ver o artigo na íntegra, clique sobre a imagem 👆

Fonte:

Uma Entrevista com Roberto Carlos Bodart Brandão
Rev. de OrtodontiaDental Press
Volume15, número 6
Fale Conosco