10 Efeitos Nefastos da Interposição Labial e Como Tratá-la

(Relato de Caso Clínico) 10 motivos pelos quais você deveria se preocupar com a interposição labial
Data:

10 Efeitos Nefastos da Interposição Labial e Como Tratá-la
10 motivos pelos quais você deveria se preocupar com a interposição labial de seu paciente

A interposição do lábio inferior, bem como a contração atípica do músculo do mento durante a deglutição, acontece com maior freqüência em pacientes Classe II de Angle com overjet.

Se este distanciamento no sentido ântero-posterior entre maxila e mandíbula é grande, o vedamento durante a deglutição passa a ocorrer com o lábio inferior interposto entre os incisivos (Marchesan, 1998).

A deglutição com pressão atípica de lábio ocorre em pacientes que, normalmente em repouso, não realizam selamento labial.

A ausência de contato dos lábios leva a um desequilíbrio neuromuscular, que poderá afetar várias funções, como a respiração, a deglutição, a mastigação, a fonação e o crescimento harmônico da face.

intro.png


Dessa mesma forma, a pressão muscular excessiva do lábio inferior terá muitas vezes como resposta o apinhamento dos dentes ântero-inferiores, a sobremordida e a sobressaliência aumentadas pela interposição do lábio inferior entre os incisivos superiores e inferiores.


Um aparelho simples e eficaz, para ser usado nos casos de hipertonicidade do lábio inferior, é a placa lábio-ativa, que altera as atividades labiais e pode promover movimentos dentários pela ação da musculatura labial.

10 Efeitos Esperados da Interposição Labial (sucção labial)

01 - Protrusão dentoalveloar superior;
02 - Retroclinação de incisivos inferiores;
03 - Lábio superior hipotônico;
04 - Lábio inferior hipertônico;
05 - Incompetência labial;
06 - Hipertrofia do músculo mentoniano;
07 – Impedimento do correto desenvolvimento da arcada dentária inferior (causada pela pressão excessiva do lábio inferior);
08 - Mordida profunda;
09 – Toque patológico dos incisivos inferiores na mucosa palatina;
10 – Retrognatismo mandibular.


Já enviou seu caso clínico para nosso sistema? 👇


Relato de Caso Clínico


Paciente F.J.C, apresentava relação de molares e caninos em Classe I, com trespasse vertical (3mm) e curva de Spee (1,5mm) dentro dos padrões de normalidade, entretanto, com trespasse horizontal excessivo (10mm) e interposição labial inferior entre os incisivos superiores e inferiores.

1(5).png

4(4).png


O tratamento proposto foi o uso exclusivo de placa lábio-ativa modificada, adaptada a um aparelho removível superior, também chamada de placa lábio-ativa reversa, tendo por finalidade controlar a interposição do lábio inferior, reduzindo a hipertonicidade muscular e, ao mesmo tempo, reduzindo a vestibularização dos incisivos superiores através de movimento de inclinação, obtido por meio da ativação do arco vestibular do aparelho removível.

5(3).png


Embora o aparelho tenha sido confeccionado para a arcada superior, a placa lábio-ativa foi adaptada anatomicamente na altura da coroa dos incisivos inferiores, ficando afastada cerca de 3mm da vestibular dos mesmos.

6(1).png


O aparelho foi utilizado diuturnamente, por um período de oito meses, sendo a placa ativada a cada quatro semanas.

7(1).png


Após a correção da má-oclusão, o uso do aparelho foi suspenso e o controle do caso realizado a cada trimestre, durante um período de 18 meses, para avaliação da estabilidade e desenvolvimento da oclusão.

8.png

10.png

Fonte:

Dela Coleta KEP, Bausells J, Marcomini EM da S, Cayetano MH, Cauhi L de P, Melo RB de. Tratamento de deglutição com pressão atípica do
lábio com placa lábio-ativa reversa – relato de caso clínico.
J Bras Ortodon Ortop Facial 2004; 9(51):211-7.

Fale Conosco