5 Excelentes Dicas para Melhorar sua Imagem Profissional

Coluna 2º Opinião - Dicas para Valorizar a sua Imagem
Data:

5 Excelentes Dicas para Melhorar sua Imagem Profissional

Os artigos publicados na Coluna 2ª Opinião são referências de textos bem escritos, informativos e fundamentados em grande conhecimento para gerar profissionais mais conscientes, responsáveis e sobretudo, felizes.

1. FAÇA BEM FEITO NA PRIMEIRA VEZ

"O prêmio por uma coisa bem-feita e tê-la feito" (Ralph Waldo Emerson)


Apesar de a eficiência ser uma bandeira da produtividade, teimamos em optar por quebra-galhos em vez de consertos definitivos. Preferimos, pelo triste legado da lei do menor esforço, um paliativo a encontrar uma solução definitiva.

Você já deve ter ouvido alguém comentar que se quisesse resolver certo problema definitivamente, teria que falar com Fulano de Tal. Então, nada melhor do que associar sua marca a um resolvedor de problemas.

Seja até mesmo chato em querer fazer bem-feitas as coisas. Isso lhe dará uma boa fama. Antes de entregar um trabalho, pergunte-se se isso era o melhor que você poderia fazer.

Se não for, refaça-o, mas sempre entregue o melhor de si.

2. NÃO SE ABORREÇA DE GRAÇA

Filas no banco, atrasos de vôos, engarrafamentos, paciente que não pagou, elevador que não chega, jornal que não veio, chuva fora de hora, enfim... pequenos problemas do cotidiano que contribuem para seu desgosto e para suas rugas.

Pare para pensar e veja o que você ganha ao se aborrecer com esses pequenos acontecimentos diários. Ao se incomodar, você fica de cara feia e perde o bom humor. E, o que é pior, fica prestes a estourar justamente com quem nada tem a ver com a história, em geral, seus pacientes ou sua secretária.

Se estiver numa fila de banco, aproveite para observar as instalações e a movimentação das pessoas. Converse com o sujeito ao seu lado. Aproveite para fazer o seu comercial. Se o avião atrasou, aproveite para ler um livro ou uma boa revista. Se devedor não pagou, é ele que está com um problema, e não você. Enfim, deixe para se aborrecer com problemas realmente sérios.

Demonstre serenidade. A tranquilidade é muito valorizada nos tempos de estresse.

3. NÃO CONTE VANTAGEM

Quanto mais falamos dos nossos méritos, menos os outros creem. Você conhece aquele sujeito que sempre sabe de tudo, que já fez de tudo, que conhece todo mundo?

Pois é, cuidado para não cair nessa armadilha! Acreditar em você e ser uma pessoa confiante é algo muito saudável. Bem diferente é ser metido e diminuir as virtudes de seu interlocutor.

- Não domine as rodas de conversa. Evite ser o centro das atenções.

- Não conte suas conquistas e vitórias na vida sem alguém ter perguntado.

- Seja discreto. Espere para falar quando for o momento certo.

4. EVITE DAR RESPOSTAS NA HORA

"A paciência é amarga, mas seu fruto é doce." (Jean-Jacques Rousseau)


Algumas pessoas vão lhe telefonar para fazer convites profissionais ou ofertas de negócio. Mesmo que sejam tentadoras, não responda na hora. Peça um tempo para pensar e analisar o assunto.

Passe a impressão de que você tem outras propostas e que não está desesperado pela oferta, por mais tentadora que seja. Muitas propostas, numa primeira e superficial análise, podem parecer tentadoras.

Mas, quando observadas com mais cuidado e com profundidade, mostram sua verdadeira faceta... Por isso, cuidado!

Peça sempre um tempo para pensar antes de se comprometer.

5. ELOGIE OS CONCORRENTES

A concorrência, quando praticada dentro da ética e da lealdade, é benéfica para todos. Todo segmento sai fortalecido quando seus participantes valorizam seu trabalho e agem de forma profissional.

Não cultive o péssimo hábito de maus profissionais que procuram valorizar seus feitos através da depreciação do trabalho dos outros. Nunca desmereça os concorrentes.

O melhor que você tem a fazer em relação à competição é respeitá-la e falar o menos possível ela. Faça de conta que ela simplesmente não existe. Cuide da sua vida e dos seus trabalhos.

Se, eventualmente, for solicitada a sua opinião sobre os concorrentes, dê-a da forma mais objetiva possível.

Não coloque sua opinião pessoal em seus comentários. Mesmo porque, algum dia, você pode vir a trabalhar com seu concorrente. O que, aliás, é muito comum no mercado.


Para mais conteúdo do 2º Opinião, clique abaixo 👇

Fale Conosco