5 Motivos para Utilizar Contenção Removível Inferior que você já Tinha se Esquecido

Conheça as Indicações para o uso de Contenções Removíveis Inferiores
Data:

5 Motivos para Utilizar Contenção Removível Inferior que você já Tinha se Esquecido

Que as contenções fixas inferiores (3X3) são as escolhas mais eficientes para o controle de recidivas pós-tratamento, ninguém discute.

Os artigos científicos são praticamente unânimes em declarar a superior eficiência destes retentores colados nas faces linguais dos dentes ântero-inferiores, quando comparados a outros dispositivos removíveis.

Por outro lado, é justamente esta mesma convicção que poderá nos fazer ignorar ou negligenciar o uso de contenções removíveis no arco inferior, em algumas situações.

Assim, separamos 5 vantagens do uso das placas removíveis no arco inferior que aumentará seu arsenal ortodôntico contra recidivas.

retenedores-ortodoncia-novasmile.jpg

Vantagens do Uso de Contenções Removíveis no Arco Inferior

01. Por se tratar de uma contenção de molar a molar, ela mantém o alinhamento de todo o arco e não apenas entre caninos.

Trevisan17.gif

02. Não permite que os espaços das extrações voltem a abrir e nem a giroversão dos incisivos, pré-molares e molares.

03. Serve como mantenedor de espaço (quando confeccionada com dentes de estoque) para a colocação de implantes ou próteses.

contenc807a771o%20inf%20com%20dente%20de

04. É praticamente impossível aspirar, deglutir ou sufocar-se com a contenção removível, ao passo que a contenção fixa, por seu tamanho, poderá ocasionar injúrias nos tecidos molares ou ser engolida, em caso de soltura acidental.

05. É um excelente recurso para testar a estabilidade oclusal pós-tratamento.

Neste caso, após o uso de contenção fixa inferior (por no mínimo 5 anos), o profissional poderá removê-la e solicitar ao paciente que utilize uma placa removível, a fim de testar a propensão à recidivas no arco inferior.

contenc807a771o%20este769tica%20inferior

De acordo com os resultados, o ortodontista poderá determinar a suspensão permanente do uso da contenção fixa, a reinstalação da mesma, ou mesmo a continuidade do uso da contenção removível (ativada, neste caso) para corrigir pequenas recidivas.


Já enviou seu caso clínico para nosso sistema? 👇

Aprenda como fazer uma contenção fixa inferior (3X3), 👇

Deixe seu comentário abaixo regular_smile.png

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Fale Conosco