As novas possibilidades e os novos desafios dos alinhadores estéticos Pro-Aligner

Relato de Caso Clínico Pro Aligner
Data:

As novas possibilidades e os novos desafios dos alinhadores estéticos Pro-Aligner

The new possibilities and the new challenges of aesthetic aligners

Giovanni Duarte de Carvalho, Karina Maria Salvatore de Freitas, Rodrigo Hermont Cançado, Fabrício Pinelli Valarelli, Eliane Maria Duarte de Carvalho

OrtodontiaSPO | 2013;46(4):399-406

Pro%20Aligner%20Logo.jpg

Este excelente artigo relata como funcionam a maioria dos alinhadores estéticos do mercado. Apresenta as possibilidades, limitações e métodos de confecção e ativação dos principais sistemas. Segundo os autores, embora os alinhadores não sejam, necessariamente, uma novidade, eles têm, cada vez mais, se incorporado a prática clínica da Ortodontia por se apresentarem cada vez menos limitados quanto as mecânicas de movimentações dentárias.

artigo%20alinhadores.png

"Embora existam diferenças substanciais entre estes sistemas, todos eles obedecem à primeira lei de Sheridan da biomecânica: força + espaço + tempo = movimento dentário, onde o elemento força se expressa por meio da criação de saliências na parede interna da placa (podendo ser criada, também, a partir de um set-up digital) que, associado a janelas ou alívios, pressionam as coroas dentárias, gerando movimentos ortodônticos; o espaço, conquistado com um desgaste interproximal diretamente nas coroas dos dentes a serem movimentados; e o tempo, que compreende na colaboração do paciente com o uso contínuo do alinhador."

São transparentes, estéticos, facilitam a higienização e permitem a correção de vários tipos de má oclusão. No caso específico do alinhador Pro Aligner, ainda existem as vantagens de ser confeccionado dentro do próprio consultório, não depender da confecção de set-ups ortodônticos e apresentar uma grande previsibilidade final do tratamento.

"O sistema Pro Aligner pode promover vários tipos de movimentos dentais, como: torque, inclinação, rotação e ajustes laterais, dependendo de onde o plástico do alinhador exerça pressão na coroa dental. Uma de suas vantagens é o uso de alicates que não necessitam ser pré-aquecidos e outros instrumentais que aumentam a versatilidade dos movimentos, evitando que o ortodontista tenha que refazer novas moldagens e técnicas laboratoriais extensas." 

iniciais%201(1).png

2(3).png
Modelo de gesso da paciente após desgastes interproximais nas coroas do canino, primeiro e segundo pré-molar. Preenchimento do modelo com selante FluorShield nas regiões de alívio, e alinhador estético Pro Aligner confeccionado.

3(4).png

4(2).png

5(1).png

 

Deseja o artigo na íntegra? Basta se inscrever em nossa lista de e-mail, em nossa página inicial, na seção CADASTRE-SE.

 

Fale Conosco