Como fazer (e ativar) um Cantilever em 4 minutos

(Vídeo) Série: Alças e Dobras que salvam o Ortodontista
Data:

Sequência Clínica

- Corte um segmento de 10 mm de fio retangular 017X025" de titânio-molibdênio (TMA).

- Instale o segmento de fio no tubo acessório do molar inferior a ser verticalizado. Deixe uma pequena "sobra" de fio na distal do tubo.

- Marque, com uma caneta para retroprojetor ou lápis para olho, a entrada do tubo do molar e, em seguida, o ponto de contato entre o canino e o 1º pré-molar (do mesmo lado).

- Retire o fio retangular e, com o alicate 139, faça uma pequena alça (gancho) voltada para dentro (em direção ao fio de alinhamento instalado nos demais dentes).

- Em seguida, com um alicate De La Rosa, curve o braço do cantilever acompanhando a curvatura natural do arco inferior do paciente.

- Para ativar o braço de força, crie uma curvatura de 45º (também com o alicate De La Rosa), no sentido vertical, em direção ao fundo do saco de vestíbulo.

- Instale a extremidade posterior do cantilever no tubo acessório do molar inferior e logo em seguida, a poie a alça anterior sobre o fio do alinhamento, entre o canino e o 1º pré-molar inferior, com um alicate Weingart.

Cantilever%20-%20biomecanica.png

Observações

Esta mecânica deverá ser executada após o completo alinhamento e nivelamento dos demais dentes, ou seja, quando o fio 019X025" de aço já estiver sido instalado.

Não inclua o dente angulado no fio de alinhamento e nivelamento antes de sua completa verticalização.

Reativações, quando necessárias, deverão ser feitas de 60 em 60 dias.

Este sistema criará 2 vetores de força. Um vetor de distalização na coroa do molar (acompanhado de extrusão), e um segundo vetor intrusivo, na região anterior.

Para diminuir o efeito extrusivo na coroa do molar, aumente o comprimento do braço de força ou utilize um cantilever duplo de Burstone.

A presença de um 3º molar (também angulado) na distal do dente a ser verticalizado, não impede o funcionamento do cantilever.

Quer conhecer mais 7 dicas para confeccionar corretamente seu cantilever? Então clique abaixo:

clique%20aqui%202.png


Já enviou seu caso clínico para nosso sistema? 👇

Referências:

Modelo de acrílico: Roic.

Braquetes autoligados cerâmicos: Infinity Orthodontics.

Alicates: Infinity Orthodontics.

Fio 017X025" TMA: Morelli.


Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR. Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos. É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco