Minimplantes podem ser utilizados em crianças?

(Vídeo) 6 considerações sobre o uso de minimplantes em pacientes em fase de crescimento ativo
Data:

Minimplantes podem ser utilizados em crianças?

6 importantes considerações sobre o uso de minimplantes em pacientes em fase de crescimento ativo

A seleção do local para inserção de minimplante, em paciente no período de crescimento, requer considerações especiais.

A presença de germes dos dentes permanentes no interior do osso alveolar deve ser avaliada nesses casos. Além disso, a qualidade e a quantidade do tecido ósseo são relativamente menores em adolescentes, comprometendo a estabilidade primária. Assim, as seguintes recomendações devem ser consideradas:

1. Áreas com dentes permanentes não irrompidos devem ser evitadas, para prevenir possíveis danos ao germe dentário.

2. O índice de sucesso em indivíduos com menos de 15 anos de idade é relativamente baixo, particularmente a estabilidade, que poderá ser insuficiente na área vestibular do arco maxilar.

3. A área entre o primeiro e o segundo pré-molar apresenta boa acessibilidade e qualidade óssea adequada. Sendo assim, essa área tem preferência de escolha em relação á área entre o segundo pré-molar e o primeiro molar.

4. Os minimplantes devem ser fixados na maior profundidade óssea possível, para minimizar a tensão oriunda do ambiente bucal durante o período de cicatrização gengival e da mecânica ortodôntica.

5. Forças leves e contínuas tem preferência em relação às forças pesadas e intermitentes, ou seja, deve-se usar molas de NiTi em vez de elástico em cadeias. A força aplicada não deve exceder 250 gr/F.

6. A área da sutura palatina mediana deve ser utilizada em caso de falhas sucessivas, devido a sua maior quantidade e qualidade óssea em relação às demais áreas. No entanto, se a sutura não estiver calcificada (fato comum em pacientes jovens), a área para-sagital é uma alternativa apropriada.

Aprenda a verticalizar molares lingualizados com minimplantes:

Giovanni de Carvalho

MSc. Orthodontics

Fale Conosco