Os 17 fatores que você precisa conhecer para evitar reabsorções em um tratamento ortodôntico

Parte 3 - Domine de uma vez por todas: O guia definitivo para se evitar reabsorções radiculares
Data:

Os 17 fatores que você precisa conhecer para evitar reabsorções em um tratamento ortodôntico

O professor Alberto Consolaro elaborou uma lista de checagem sobre os fatores preditivos das reabsorções dentárias no tratamento ortodôntico. Essa lista de checagem é um verdadeiro guia prático para a prevenção das reabsorções radiculares consequentes da terapêutica ortodôntico.

 

Os fatores preditivos para as reabsorções dentárias (continuação):

 

10 - Mecânicas Intrusivas:

O efeito intrusivo se consegue levando os dentes em direção ao osso por meio de altas concentrações de força sobre o ligamento periodontal apical; o que, às vezes, poderá promover reabsorções radiculares severas.

JIntOralHealth201810144226180f3.jpg

 

11 - Uso de Elásticos Intermaxilares:

Do ponto de vista estatístico, o uso intenso de elásticos intermaxilares aumentam o risco de reabsorções radiculares, mas ainda sem uma explicação biológica plausível para o fenômeno numericamente detectado.

12 - Tempo de Tratamento:

O tempo de tratamento parece influenciar de forma significativa o maior índice de reabsorções dentárias, muito embora ainda haja um certo grau de controvérsia sobre esse tema na literatura. O menor tempo de tratamento parece favorecer o paciente quanto à reabsorção radicular.

tempo%20de%20tratamento.jpg

 

13 - Retratamento Ortodôntico:

Os dentes dos pacientes a serem retratados deve ser analisados imaginologicamente de forma minuciosa para o pleno diagnóstico da situação atual do caso. A reabsorção anterior pode deixar raízes curtas ou afiladas. Por mais ético que se possa ser o relacionamento entre os profissionais, muitas vezes o frio relato em um prontuário pode não traduzir fielmente todos os processos a que foram submetidos os dentes e maxilares do paciente. Dessa forma, é previdente incluir o retratamento como um fator preditivo para reabsorções dentárias em um planejamento defensivo.

14 - Movimento Dentário e/ou Ancoragem nas Corticais:

A maior densidade das corticais não permite dissipação de forças pela estrutura óssea. Toda força aplicada sobre um dente nas corticais atuará sobre as estruturas periodontais, podendo lesar a camada cementoblástica protetora da raiz. Sugere-se diminuir a intensidade da força, como um desconto daquela força que seria aplicada se o dente estive sendo movimentado ou ancorado em um osso trabeculado, mas flexível.

strong-enough-to-challenge-mixed-media-y
Dentes apoiados sobre ossos corticalizados sofrem mais 
para dissipar as forças ortodônticas

 

Texto: Dr. Alberto Consolaro

Edição e Fotos: Dr. Giovanni de Carvalho e Dr. Leonardo Fonseca

 

Manhattan%20whatsapp.png

Para não perder as continuações deste fantástico artigo, inscreva-se em nossa lista de transmissão no Whatsapp:

Grave nosso número em seu celular (31 - 98337-8535) e mande-nos uma mensagem com os dizeres: EU QUERO.

 

Perdeu a 2º parte deste fantástico artigo, clique no botão abaixo:

clique%20aqui%202.png

 

 

Fale Conosco