REVELADO! O passo-a-passo para a confecção de alinhadores estéticos em seu consultório

(Vídeo) Como fazer seus próprios alinhadores - 1º parte
Data:

REVELADO! Como fazer seus próprios alinhadores em seu consultório

O passo-a-passo para a confecção de alinhadores in-office - 1º parte

Acredito que é quase unânime, entre os ortodontistas atuais, a idéia de que os alinhadores estéticos estão sendo cada vez mais exigidos por nossos pacientes no momento da escolha por uma técnica ou protocolo de tratamento específico. Inclusive como primeira escolha.

É sensato pensar então que, em algum momento de sua vida profissional, você se encontrará perdida entre as várias opções de aparelhos e marcas comerciais com as quais deveria trabalhar.

Qual a marca/sistema se adequa melhor as necessidades específicas do seu consultório e sobretudo, às exigências de seu público-alvo?

Cara leitora, gostaria de te dizer que esta dúvida é pauta para as mais acaloradas discussões hoje em dia no mundo da Ortodontia, e que poderíamos conversar por semanas divagando sobre as venturas e desventuras de cada sistema (prometo, inclusive, escrever um post sobre este tema, em breve).

Para conhecer os 3 princípios fundamentais dos alinhadores estéticos, clique no botão abaixo:

clique%20aqui%202.png

Porém, independentemente de sua escolha, é importante saber que, absolutamente todos os sistemas de alinhadores funcionam através da equação de Sheridan:

Espaço + Força + Tempo = Movimentação Dentária

E assim sendo, todos eles (in-office ou laboratoriais) trabalham de maneira muito semelhante. Assim, se tomarmos este fato como verdade, o que faz um profissional ter mais ou menos sucesso com o uso corriqueiro de alinhadores em seu consultório?

Bom, pra esta pergunta existe mais de uma resposta, porém dentre todas elas, posso afirmar que os conhecimentos biomecânicos de Ortodontia pelo dentista é, sem dúvida, o principal motivo.

Desta forma, gostaria de te apresentar, em uma sequência de 4 vídeos, com o passo-a-passo da confecção de um alinhador estético.

Acredito que, conhecendo os princípios da movimentação induzida por placas termoplásticas, você terá mais liberdade para escolher e, sobretudo, para modificar os objetivos propostos durante o decorrer do tratamento.


Já enviou seu caso clínico para nosso sistema? 👇

Lista de materiais necessários

  • Modelos de gesso do paciente (vazado com gesso-pedra)
  • Recortador de gesso Motor de mesa ou Peça-reta
  • Fotopolimerizador Plastificadora
  • Esculpidor Hollenback
  • Selante para fóssulas e fissuras FluroShield (Dentsply)
  • Tesoura grande
  • Disco serrilhado de aço para recorte de gesso 22 mm (DH pro)
  • Brunidor para amálgama (número 29)
  • Placas de acetato 0.75mm
  • Conjunto de Discos Polidores (Dentsply)
  • Álcool gel Conjunto de Alicates para Ativação (Pro Aligner)

OBS. Todos estes materiais estão disponíveis na dental Ortodente

tel: (31) 3296-5050 / 0800-2834784 ou www.ortodente.com

Passo-a-Passo da Confecção

1 - Molde os arcos de seu paciente

2 - Vaze os moldes de seu paciente com gesso pedra

3 - Recorte as áreas retentivas dos modelos de gesso

4 - Remova a região do palato do modelo de gesso superior

5 - Retire as bolhas positivas e preencha com FluroShield as bolhas negativas dos modelos de gesso

6 - Avalie o sentido dos movimentos desejados

Oclua os modelos superior e inferior de seu paciente. Avalie, de acordo com as características oclusais e faciais de seu paciente, se em seu caso específico, você poderá retroinclinar os incisivos superiores e/ou vestibularizar os inferiores. Neste caso em especial, faremos as duas movimentações.

7 - Em seguida, crie as regiões de alívio em seu alinhador

Preencha com FluroShield as regiões do modelo de gesso destinadas a movimentação daqueles dentes específicos. Por exemplo: Se a sua intenção é que os incisivos superiores se movimentem para lingual, preencha as faces linguais de todos os dentes superiores. Assim, após a fase de plastificação, o alinhador terá em seu interior, uma região de "folga", para onde os dentes se movimentarão após a ativação da placa.

8 - Fotopolimerize as regiões aumentadas com o FluroShield

Vá agora mesmo para o 2º vídeo da série 👇


gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR.

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH). Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online.

Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos. É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care.

Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Manhattan%20whatsapp.png

Para não perder nossos artigos, inscreva-se em nossa lista de transmissão no Whatsapp:

Grave nosso número em seu celular (31 - 98337-8535) e mande-nos uma mensagem com os dizeres: EU QUERO.

Fale Conosco