Testamos o Chat GPT em um Consultório de Ortodontia

Parte 2 - (Vídeo) Testamos uma campanha de marketing e um planejamento ortodôntico com o Chat GPT
Data:

O Chat GPT e a Ortodontia

Será o fim dos artigos científicos na área da ciência? Será o fim das redações em nível acadêmico? A máquina superará o homem definitivamente?

Não podemos negar que a IA é uma área da tecnologia que vem se desenvolvendo a passos largos e tem sido aplicada também na Ortodontia.

A IA pode auxiliar os ortodontistas em diversas tarefas, como diagnóstico, planejamento de tratamento e monitoramento de pacientes. Uma das principais aplicações da IA na Ortodontia é no diagnóstico.

Os sistemas de IA podem analisar imagens radiográficas e de escaneamento 3D para identificar problemas ortodônticos, como apinhamento dentário, diastemas, mordida cruzada e sobremordida.

🚨 Ainda não assistiu o primeiro vídeo esta série incrível? Clique no vídeo abaixo e assista agora 👇

Além disso, a IA pode ser usada para prever a progressão dos problemas e recomendar tratamentos adequados, avaliar a necessidade de cirurgia ortognática, detectar pontos em cefalogramas bi ou tridimensionais, determinar a má oclusão esquelética, classificação automatizada de fotografias clínicas ortodônticas, segmentação e numeração de dentes usando técnicas de aprendizado profundo.

Outra aplicação da IA na Ortodontia é no planejamento do tratamento. Os sistemas de IA podem ajudar a definir a melhor abordagem de tratamento para cada paciente, considerando fatores como idade, gravidade do problema, condições dentárias e preferências do paciente.

Com base em algoritmos sofisticados, a IA pode sugerir o uso de aparelhos ortodônticos específicos, estimar a duração do tratamento e, até mesmo, simular o resultado do tratamento.

Fonte:
Almeida MR. ChatGPT and Orthodontics. Clin Orthod. 2023 Feb- Mar;22(1):4-7.

Mas, será isso tudo mesmo?

Não há dúvidas que vivemos uma revolução em nosso modo de pensar e sobretudo, em como trabalhamos. Mas, será que já podemos contar com esta ferramenta em toda a sua exuberância? Será que já podemos determinar qual é a melhor estratégia de tratamento para um caso clínico específico? Ou mesmo criar uma campanha de marketing de alta conversão para pacientes de Ortodontia?

Neste vídeo testamos, na prática, duas tarefas que são, frequentemente executadas em um consultório de Ortodontia.

O primeiro teste foi uma tarefa administrativa. Ou seja, pedimos ao Chat a criação de uma campanha de marketing para capatração de 100 novos pacientes de Ortodontia.

No segundo intento, experimentamos a criação de um planejamento ortodôntico. Talvez o mais cobiçado desejo dos profissionais de Ortodontia.

Bem, o resultado...decepção por um lado e espanto por outro....

A conclusão, já corroborada por alguns editoriais (principalmente o artigo do amigo Márcio Almeida) é que, não basta um editor entrar e ajustar algumas das palavras ou verificar alguns fatos provenientes de textos escritos pelo ChatGPT.

Para a pessoa comum, pode parecer sensato e bem escrito — mas, para alguém com conhecimento sobre o assunto, o raciocínio e a lógica por trás de suas respostas são totalmente infundados. Todavia, eu não esperaria mais do conteúdo gerado pela IA. Com cada avanço tecnológico, há promessas absurdas lançadas pelas plataformas e mídias tecnológicas.

"A única certeza é que estamos, sem dúvida nenhuma, em um momento único, totalmente disrruptivo e que as coisas jamais voltarão a ser como eram antes!"

Espero que você aprenda (com as dicas que demos nos vídeos) a utilizar sabiamente esta nova tecnologia e que em um futuro próximo estejamos todos, engajados em tarefas mais intelectuais e menos manuais ou repetitivas.

Assinado: Um Humano.


Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR e doutorando em Ciências Biomédicas (ênfase em Ortodontia) - Instituto Italiano Universitário de Rosário (ARG).

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco