Tudo o que (de fato) você precisa saber sobre fios ortodônticos ? Fios de TMA

(Vídeo) Uma conversa casual sobre quando e porquê utilizar as principais ligas dos fios ortodônticos
Data:

Tudo o que (de fato) você precisa saber sobre fios ortodônticos – Fios de Titânio-Molibdênio (TMA)

As ligas de beta-titânio são ligas puras de titânio que, quando submetidas ao tratamento térmico, apresentam alteração no rearranjo estrutural de seus átomos, sendo referidas como ligas de titânio em fase “beta”.

Na década de 80 essas ligas ganharam vasta aceitação clínica e popularidade, sendo, comercialmente, disponíveis, como TMA® (titanium molybdenum alloy).

Possuem elasticidade superior a do aço, aproximadamente duas vezes o valor do módulo de elasticidade do níquel-titânio estabilizado e menos que a metade do aço inoxidável, o que torna seu uso ideal em situações onde forças inferiores às produzidas pelas ligas de aço inoxidável são necessárias e nas quais os materiais com módulo de elasticidade similar ao das ligas de níquel-titânio são inadequados para a produção da magnitude de força desejável.

Burstone cita que os fios de beta-titânio apresentam todas as propriedades de um fio dito “superior”:

Alta recuperação elástica, rigidez inferior à do aço e alta formabilidade; além de poderem receber solda, sem redução de sua resiliência, e serem resistentes à corrosão.

Apresentam recuperação elástica superior à do aço inoxidável, podendo ser defletidos duas vezes mais que os mesmos sem deformar permanentemente.

Além disso, liberam forças que correspondem, aproximadamente, à metade das forças liberadas pelas ligas de aço para uma mesma ativação. Isto significa que as forças de reação indesejáveis ao movimento dentário, tais como, perda de ancoragem dos segmentos posteriores frente à retração, são minimizadas, quando fios de beta-titânio são utilizados.

Kapila e Sachdeva citam que, por possuírem boa formabilidade, os fios de beta-titânio permitem a configuração de loops ou stops nos arcos.

Indicações de emprego dos diferentes fios ortodônticos

Para os estágios intermediários do tratamento ortodôntico, nos quais loops para fechamento de espaço, dobras do tipo gable e fixação ou soldagem de acessórios são necessários, os fios de beta-titânio devem ser as ligas de eleição por apresentarem alta recuperação elástica, rigidez inferior ao aço e alta formabilidade.

O TMA pode ser utilizado em aparelhos distalizadores, mecânicas segmentadas e em finalizações ortodônticas

Para saber mais sobre fios ortodônticos, clique abaixo:

Para saber mais sobre fios de Cromo-Cobalto (Elgiloy), clique abaixo:

Fonte:

Fios Ortodônticos: Propriedades Mecânicas Relevantes e Aplicação Clínica

Marco Abdo GRAVINA, Alexandre Trindade Simões da MOTTA, Marco Antonio de Oliveira ALMEIDA,Cátia Cardoso Abdo QUINTÃO

R Dental Press Ortodon Ortop Facial

Maringá, v. 9, n. 1, p. 113-128, jan./fev. 2004

Fale Conosco