A Árdua Tarefa de Verticalizar Molares Inferiores

(Vídeo) Parte 2 - Como verticalizar os molares já inclinados
Data:

A árdua tarefa de verticalizar os molares

E quando o paciente apresentar os molares inferiores lingualizados?

Neste caso, caro ortodontista, o único recurso que não aconselho, é contar com o próprio fio do alinhamento e nivelamento (mesmo o 0,019X0,025" aço) para verticalizá-los.

Por quê?

Dentes como os molares inferiores são mais difíceis de serem verticalizados devido ao seu grande volume. Além disto, suas inclinações lingualizadas permitem que suas raízes se aproximem das corticais ósseas, que são, regiões, notoriamente, pouco vascularizadas, fato que favorece a ancoragem natural destes elementos.

4(1).png

Então, o que fazer?

1 - Inclusão do 2º molar inferior

Seja para impedir que a prescrição utilizada incline o 1º molar para lingual, seja para corrigir molares já inclinados, a inclusão dos 2º molares na mecânica é sempre bem vinda.

Isto porque o poder de correção vestibulo-lingual decresce à medida que nos aproximamos dos extremos do arco.

Desta forma, a maior flexibilidade desta região do fio poderá dificultar a correção do 1º molar.

2 - Torque vestibular ativo

Esta é uma segunda providência, fácil de ser executada e muito útil para a correção da inclinação do molar inferior.

Porém, vale ressaltar que, pelo motivo exposto acima, a correção poderá ser mais lenta, sobretudo quando fazemos nosso torque em um fio de aço inoxidável (mais rígido e com menos atrito).

Desta forma, sugerimos, neste caso o uso de ligas de titânio-molibdênio (TMA).

3 – Barra lingual ativa (com torque no ponto da solda)

O uso de uma barra lingual (ou de uma grade lingual) também poderá solucionar o problema. Para isto, será necessário a ativação deste recurso, antes da instalação, com um alicate 139 (Bird-Beak).

Segure o ponto da solda entre a banda e o arco com o alicate, e ative o aparelho, girando a banda para baixo (em torno de 20º).

Desta forma, você incorporará um torque vestibular ativo. Recimente a banda no dente a ser verticalizado e aguarde 60 dias para nova reativação, se necessário.

4 - Elástico cruzado posterior 1/8 + ancoragem superior

Uma outra opção é instalar um elástico cruzado posterior (1/8" médio) entre a face lingual do molar inferior e o gancho do tubo do molar superior.

Para isto, será necessário a colagem (ou solda) de um botão na face lingual do molar inferior e o uso de uma barra transpalatina nos molares superiores, para evitar a lingualização do mesmo.

5 - Minimplante por vestibular e botão lingual

Por fim, a solução mais eficiente é, sem dúvida, a utilização de um elástico em cadeia (80 gr/F) da cabeça de um minimplante (instalado entre os molares inferiores) e um botão soldado (ou colado) na face lingual do molar inferior que se deseja vestibularizar.

1(1).png2(2).png3(3).png

Escolha a solução que mais lhe convier e seja feliz!


Já enviou seu caso clínico para nosso sistema? 👇

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho


Perdeu a primeira parte?

Clique no botão abaixo e veja tudo sobre molares inclinados.

clique%20aqui%202.png

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo.

Fale Conosco