A severa e inesperada reabsorção radicular observada após o uso de alinhadores

Relato de Caso Clínico
Data:

A severa e inesperada reabsorção radicular observada após o uso de alinhadores

"É lícito pensar que os alinhadores sejam menos prejudiciais para as raízes dentárias do que os aparelhos fixos, devido ao fato de serem aparelhos removíveis que liberam força leve de forma não contínua aos dentes. Porém, quando estes dispositivos aplicam forças intrusivas em pacientes que apresentam suscetibilidade a reabsorções, as consequências podem ser nefastas."

Entre os candidatos para o tratamento com alinhadores, incluem-se pacientes com apinhamento leve a moderado (1 a 6 mm), espaçamento leve a moderado (1 a 6 mm), arcadas atrésicas sem envolvimento esquelético e aqueles que sofreram recidiva após tratamento ortodôntico convencional.

No entanto, o movimento do dente acontece devido aos mesmos processos inflamatórios que ocorrem com os aparelhos fixos.

Dessa forma, após a aplicação da forças, até mesmo alinhadores podem levar à reabsorção radicular.

Relato de Caso Clínico

extra%20bucal%20inicial.png

Paciente do sexo feminino, 57 anos de idade, tinha como queixa principal a presença de apinhamento anterossuperior e inferior. O exame clínico revelou uma má oclusão de Classe I, 5mm de deficiência de espaço na arcada superior e 6 mm de deficiência de espaço na arcada inferior.

O overjet medido foi de 4mm e o overbite de 90%. A paciente também mostrou um sorriso gengival, arcadas atrésicas e desvio da linha média inferior para a direita.

intrabucal%20inicial.png

oclusal%20inicial.png

As radiografias periapicais e a radiografia panorâmica revelaram ligeira perda óssea generalizada e comprimento radicular normal.

A paciente foi encaminhada a um periodontista antes do início do tratamento ortodôntico, pois apresentava placa, cálculo e gengivite.

periapical%20sup%20inicial.png

periapical%20inf%20inicial.png

A técnica Invisalign (Align Technology, Santa Clara, EUA) foi proposta a ela, sendo, também, informada sobre as limitações da técnica na parte de finalização do tratamento, devido ao limitado controle do movimento dentário, e sobre a necessidade de cooperação do paciente ao longo do tratamento.

As moldagens de ambas as arcadas foram enviadas à empresa e o ClinCheck proposto previa 31 alinhadores para a arcada superior e 23 para a arcada inferior.

clin%20check%201.png

clin%20check%202.png

A paciente foi vista a cada duas semanas para a entrega de novos alinhadores e monitoramento do progresso do tratamento. Após a entrega do último conjunto de alinhadores, um novo ClinCheck indicou a necessidade de mais 8 alinhadores superiores e 12 alinhadores inferiores.

Depois de cinco meses, o caso foi concluído e uma contenção fixa foi colada de canino a canino em ambas as arcadas.

O tempo total de tratamento foi de 24 meses e a média de movimento dentário, por cada alinhador, variou de 0,20 a 0,25 mm.

extra%20bucal%20final.png

Os resultados do tratamento demonstraram que o padrão esquelético e o perfil reto foram mantidos, e ambas as arcadas apresentaram uma melhora de forma.

intrabucais%20finais.png

oclusais%20finais.png

As radiografias periapicais e panorâmica finais, no entanto, mostraram o encurtamento da raiz dos incisivos superiores com reabsorção apical severa do incisivo central superior esquerdo.

A paciente foi alertada sobre o evento e foi encaminhada para um endodontista, que decidiu acompanhar o caso.

periapicais%20sup%20finais.png

periapical%20inferior%20final.png

Discussão

Barbagallo et al., avaliaram os índices de força aplicados sobre os dentes em duas modalidades de tratamento: Ortodontia fixa convencional e tratamento com alinhadores.

Os dentes que foram submetidos ao tratamento ortodôntico convencional com aplicação de força leve (25g) tiveram cerca de cinco vezes mais reabsorção radicular do que os dentes controle (sem tratamento ortodôntico).

Os dentes que foram submetidos à técnica com alinhadores tiveram reabsorção radicular semelhante, porém um pouco maior que os dentes que receberam força convencional leve.

A força convencional pesada foi a que apresentou maior reabsorção — cerca de nove vezes maior que a do grupo controle (sem tratamento ortodôntico).

Dessa forma, cabe ressaltar que a paciente do presente caso poderia ter experimentado a reabsorção radicular, mesmo com a aplicação de forças leves geradas por aparelho fixo convencional.

No entanto, existem outros fatores de risco descritos na literatura que podem estar associados a esse caso relatado. Um deles é a suscetibilidade individual que aparece como um fator conhecido de predisposição a reabsorção apical externa.

Os indivíduos com essa predisposição podem experimentar reabsorção radicular apical, mesmo com forças leves, sem excluir os alinhadores que aparentemente atuam com forças leves.

Além disto, o sistema de forças gerado no alinhamento dos incisivos pelos alinhadores não é apenas o de rotação, como se imagina muitas vezes. Os movimentos de intrusão resultantes da deflexão do material do alinhador (e consequente desadaptação) devem ser considerados um fator de risco nesse caso relatado.

Os autores relataram também que a força oclusal (de apertamento), agindo em um alinhador, aumentava as forças intrusivas mensuráveis e os momentos de rotação presentes durante a rotação de um elemento dentário.

Por fim, também chamaram a atenção para o bruxismo como uma força de maior intensidade que a deglutição, o que pressionaria verticalmente o alinhador.

Conclusão

Os alinhadores, embora apliquem forças leves sobre os dentes, podem ser associados a reabsorção radicular apical. Mais pesquisas e estudos ajudariam os clínicos a compreender os riscos envolvidos no tratamento ortodôntico com alinhadores.


Já enviou seu caso clínico para nosso sistema? 👇

Fonte: Miguel JAM, Martins e Martins M, Souki BQ.

Reabsorção radicular severa após tratamento ortodôntico com a técnica dos alinhadores.

Rev Clín Ortod Dental Press. 2014 fev-mar;13(1):85-95.


Clique abaixo para conhecer nosso novo fantástico Curso de Alinhadores In-Office e Ortodontia Digital

Manhattan%20whatsapp.png

Inscreva-se em nossa lista de transmissão no Whatsapp para não perder nenhum artigo:

Grave nosso número em seu celular (31 - 98337-8535) e mande-nos uma mensagem com os dizeres: EU QUERO.

Fale Conosco