Aparelho Expansor Lento - Quadrihélice

Parte 1 - Ação interceptativa eficiente no tratamento da mordida cruzada posterior
Data:

A mordida cruzada posterior é uma má oclusão freqüentemente observada nos períodos de dentição decídua e mista.

A intervenção ortodôntica para a correção da mordida cruzada posterior deve ser recomendada o quanto antes, ainda na dentadura decídua ou ao mais tardar na dentadura mista.

A abordagem terapêutica no periodo de dentição mista baseia-se na expansão transversal do arco dentário superior por meio de aparelhos ortodônticos removíveis com parafuso expansor, mola de coffin, Quadrihélice, entre outros.

O Quadrihélice é um aparelho de expansão fixo que não depende da colaboração do paciente, permitindo uso contínuo, diminuindo assim o tempo de tratamento quando comparado aos aparelhos removíveis.

Conceito:

É um aparelho ortodôntico desenvolvido pelo Dr. Robert Murray Ricketts, adaptado na região palatina e confeccionado com fio de aço 0.36" (polegadas) ou 0.8 mm de aço inoxidável; que incorpora em seu desenho quatro loops helicoidais.

Pode ser fixo, soldado nas bandas dos molares ou removível, inserido nos tubos palatinos (através dos tubos linguais).

Aprenda a fazer um Quadrihélice 👇

Função:

Utilizado nos pacientes que apresentam problemas transversais de origem dentoalveolar, cuja abordagem terapéutica é a expansão da arcada superior. Os procedimentos de expansão deverão iniciar-se ao início do tratamento e permanecer em posição por no mínimo um período de 6 meses.

Uma de suas grandes vantagens é o fato de poder ser utilizado conjuntamente com aparelhos fixos durante a fase de alinhamento dos arcos, pois não interfere no posicionamento dos acessórios instalados por vestibular.

Por outro lado, é importante ter em mente que seu princípio de correção baseia-se na inclinação vestibular dos dentes póster-superiores e assim, seus movimentos de expansão poderão modificar o torque dos molares.

O Quadrihélice (ou Quadri-hélix) pode ser utilizado na dentição decídua, mista ou permanente.

quadri+helice.jpg

Modificações:

Com a introdução de algumas modificações pode utilizar o Quadri-hélix no tratamento de alterações em outros planos do espaço conjuntamente à correção transversal.

1 – Para impedir a sucção do polegar ou a deglutição atípica, pode-se combinar o Quadrihélice com grades palatinas.

Magical+Snap+-+2011.07.20+22.16+-+001.pn

2 – Para correção de mordida cruzada anterior, prolongam-se os ramos laterais para a face palatina dos incisivos. Neste caso o aparelho receberá o nome de Hexa-hélice.

Magical+Snap+-+2011.07.20+22.17+-+002.pn

3 – Para limitar seu efeito somente à correção das giroversões dos molares, constrói-se o aparelho sem os ramos laterais.

Magical+Snap+-+2011.07.20+22.18+-+003.pn

Bibliografia:

O Tratamento Ortodôntico com Arco Reto – Jorge Gregoret – Tota Livraria e Editora, 2005


Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR e doutorando em Ciências Biomédicas (ênfase em Ortodontia) - Instituto Italiano Universitário de Rosário (ARG).

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco