Aprenda os primeiros passos do Fluxo Digital em Ortodontia

(Aula Completa) Conheça os primeiros passos do Fluxo Digital para produzir seus próprios alinhadores
Data:

Primeiros passos do Fluxo Digital em Ortodontia
Aprenda a fazer Alinhadores In-Office

Nesta incrível aula, o Dr. Marco Paulo Lara ensinará o Processo Inicial do Fluxo Digital para o Trabalho com os Alinhadores Ortodônticos.

O 1º ponto é a aquisição das imagens 3D, ou mais precisamente, o arquivo STL (arquivo tridimensional gerado pelo escaneamento intraoral) quando o paciente chega em nosso consultório.

Considere, neste momento, a avaliação da moldagem (feita através do escaneamento intraoral). Para tal, importe o arquivo gerado para um software de visualização (neste caso específico, foi utilizado o Meshmixer – software gratuito).


Já se cadastrou em nosso Canal no TELEGRAM para receber uma fonte inesgotável de informações sobre os Alinhadores Estéticos wink

Acesse seu aplicativo e procure pelo canal: Alinhadores In Office e Ortodontia Digital

Link de Convite: t.me/alinhadoresortodonticos


A imagem gerada pelo scanner intraoral chama-se malha (em uma vista aproximada, são triângulos convergentes com vértices que se cruzam).

Quando o software faz a leitura, ele faz com que estes vértices dos triângulos se encontrem gerando uma imagem em formato de malha. A união destes pequenos triângulos em todos os planos do espaço cria o formato tridimensional da imagem dos arcos do paciente.

A uniformidade desta malha é um sinal de boa qualidade do escaneamento intraoral (ou moldagem). Nós não conseguimos detectar (neste caso apresentado) um triângulo se sobrepondo ao outro. A gente só encontra triângulos se unindo através dos vértices.

Uma outra importante observação a considerar é a proximidade e a quantidade de pequenos triângulos gerados por este escaneamento.

As regiões onde estão os dentes deverão ter uma quantidade maior de triângulos (maior necessidade de definição da imagem) enquanto as regiões das bordas do escaneamento (menor necessidade de definição) apresentará uma quantidade infinitamente menor de triângulos.

Assim, em norma geral, quanto maior a quantidade de triângulos produzidas pelo escaneamento (sobretudo nas regiões dos dentes), melhor será a moldagem de nosso paciente.

Esta informação é importante especialmente para àqueles dentistas que não têm scanner intraoral no consultório e recebem seus escaneamentos diretamente do centro de radiologia.

Qualquer falha na produção desta malha digital, ou negligência nesta importante etapa do processo gerará certamente um erro na impressão destes modelos e consequentemente, uma falha na confecção dos alinhadores.

Uma vez feita a avaliação do escaneamento, o terceiro passo é a leitura do escaneamento realizado (também feito através do software).

Neste caso em especial, note as boas relações do lado direito deste paciente em retratamento.

Trata-se de um paciente Classe II unilateral (lado esquerdo), com grande desvio de linha média, que foi submetido a uma distalização do lado esquerdo.

OBS. O tempo total do 1º tratamento foi de 7 anos.

Através da avaliação das imagens no software, é possível observar algumas situações clínicas relevantes como, por exemplo, os pontos de contato, onde o paciente “morde” com mais ou menos intensidade.

Este é o momento diagnóstico do tratamento com alinhadores que deverá ser feito juntamente com o paciente.

É o momento de considerar a possibilidade de tratamento com alinhadores, as opções, dificuldades de abordagens e definir as primeiras impressões para uma futura proposta de tratamento.

O quarto passo é o planejamento propriamente dito. Neste caso, utilizamos o ClinCheck (Align Co.) para verificar o set-up virtual do paciente.

Lembre-se que é neste momento que proporemos as movimentações necessárias para o caso clínico.

Aqui, em especial, o intuito da correção é abordar a relação de Classe II do lado esquerdo através da distalização deste lado e a correção da linha média.

Recapitulando:

1º - Scaneamento intraoral dos arcos dentários do paciente.
2º - Produção dos arquivos STL.
3º - Avaliação da malha do escaneamento.
4º - Realizar o diagnóstico do caso clínico.
5º - Elaborar um prognóstico e um plano de tratamento.
6º - Em um software de planejamento específico, fazer nossos próprios alinhadores


Quero assistir ao 2º vídeo da série yes

Aprenda a confeccionar seus próprios alinhadores sem o uso de nenhum recurso especial yes


Já se cadastrou em nosso Canal no TELEGRAM para receber uma fonte inesgotável de informações sobre os Alinhadores Estéticos wink

Acesse seu aplicativo e procure pelo canal: Alinhadores In Office e Ortodontia Digital

Link de Convite: t.me/alinhadoresortodonticos

Fale Conosco