Chat GPT e a Ortodontia

Parte 1 - (Vídeo) Como extrair o melhor da ferramenta
Data:

Chat GPT e a Ortodontia

Que estamos diante de um momento único, não há dúvidas! A quarta revolução industrial impactará nossas vidas, nossa profissão e nosso modo de trabalhar... Siiiim, inclusive nós, ortodontistas seremos fortemente impactados.

Mas calma! Não há motivos para pânico (ao menos, por enquanto, rs).

As novas inteligências generativas são softwares criados com o intuito de otimizar nossa produtividade e permitir que nós, ortodontistas, possamos trabalhar de uma maneira mais intelectual, menos processual.

Mas quais são as possibilidades e quais as limitações desta incrível tecnologia? Como podemos utilizá-la ainda hoje, no nosso dia-a-dia?

Nesta série de 2 vídeos, o Dr. Giovanni apresentará conceitos iniciais e fundamentais para que você conheça de perto o Chat GPT e extraia ao máximo seu potencial.

O que é e como funciona o Chat GPT

ChatGPT (sigla inglesa para chat generative pre-trained transformer, em português transformador pré-treinado de gerador de conversas é um assistente virtual inteligente no formato chatbot online com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, especializado em diálogo lançado em novembro de 2022.

O chatbot é um modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizado supervisionado e por reforço. O modelo básico que foi ajustado foi o modelo de linguagem GPT-3.5 da OpenAI, uma versão gratuita e melhorada do GPT-3. No dia 15 de março de 2023 foi lançado somente para os usuários do ChatGPT Plus o GPT-4.

Imagem criada por Inteligência Artificial

O ChatGPT é um protótipo de inteligência artificial que chamou a atenção por suas respostas detalhadas e articuladas, embora a precisão de suas informações tenha sido criticada. Segundo o NY Times, o entusiasmo em torno da aplicação da tecnologia de OpenAI lembrou outros momentos que "viraram o Vale do Silício de cabeça para baixo, desde a chegada do primeiro iPhone e do mecanismo de busca Google até o introdução do navegador Netscape, que preparou o cenário para a comercialização da internet".

Para Bill Gates, o ChatGPT vai mudar o mundo:

"Até agora, a inteligência artificial podia ler e escrever, mas não conseguia entender o conteúdo. Os novos programas como o ChatGPT vão tornar muitos trabalhos de escritório mais eficientes. Isso vai mudar o nosso mundo".

Embora a função principal de um chatbot seja imitar um conversador humano, o ChatGPT é versátil. Por exemplo, ele pode escrever e depurar programas de computador, compor música, teleplays, contos de fadas e redações de estudantes; responda às perguntas do teste (às vezes, dependendo do teste, em um nível acima da média do candidato humano); escrever poesia e letras de músicas; emular um sistema Linux; simular uma sala de bate-papo inteira; jogar jogos como tic-tac-toe; e simular um caixa eletrônico.

Imagem Criada pelo software Dall-E

Os dados de treinamento do ChatGPT incluem páginas de manual e informações sobre fenômenos da Internet e linguagens de programação, como sistemas de quadro de avisos e a linguagem de programação Python.

O ChatGPT sofre de múltiplas limitações. A OpenAI reconheceu que o ChatGPT "às vezes escreve respostas que parecem plausíveis, mas incorretas ou sem sentido". De acordo com a BBC, a partir de dezembro de 2022, o ChatGPT não tem permissão para "expressar opiniões políticas ou se envolver em ativismo político".

No entanto, a pesquisa sugere que o ChatGPT exibe uma orientação pró-ambiental e libertária de esquerda quando solicitado a tomar uma posição sobre declarações políticas de dois aplicativos de conselho de votação estabelecidos.


E como utilizar o Chat GPT na Ortodontia?

Em recente artigo publicada na Dental GO, o Dr. Márcio Almeida (com a co-autoria do Chat GPT) explicou onde podemos e devemos utilizar este recurso em nossa prática diária.

A IA pode auxiliar os ortodontistas em diversas tarefas, como diagnóstico, planejamento de tratamento e monitoramento de pacientes. Uma das principais aplicações da IA na Ortodontia é no diagnóstico.

Os sistemas de IA podem analisar imagens radiográficas e de escaneamento 3D para identificar problemas ortodônticos, como apinhamento dentário, diastemas, mordida cruzada e sobremordida.

Além disso, a IA pode ser usada para prever a progressão dos problemas e recomendar tratamentos adequados, avaliar a necessidade de cirurgia ortognática, detectar pontos em cefalogramas bi ou tridimensionais, determinar a má oclusão esquelética, classificação automatizada de fotografias clínicas ortodônticas, segmentação e numeração de dentes usando técnicas de aprendizado profundo.

Assim, encare a ferramenta como um "Comandado Seu", um colega que você lidera, cujas características marcantes são:

Tem a maior biblioteca do mundo na cabeça, uma memória infinita e uma velocidade impressionante.

Excelente em linguagem.

Pode assumir múltiplos papéis e se adaptar à diversas audiências.

Poliglota.

Bom de papo para aguçar a criatividade.

Excelente verificador de plágios.

Ruim com referências e com matemática.

Mais generalista que especialista, portanto não é profundo em nada.

Precisa de feedbacks constantes.

É muito arrogante: Te dará respostas certas e erradas com a mesma convicção.

Mas....será isso tudo mesmo?

No intuito de testar a ferramenta na clínica de um ortodontista, criamos um segundo vídeo onde você verá, na prática, 2 comandos:

Uma propaganda para captação de 100 novos pacientes de Ortodontia e um Planejamento Ortodôntico. 😱😱

Te vejo lá! 💻


Fonte:

© Dental Press Publishing | Clin Orthod. 2023 Feb-Mar;22(1):4-7

Márcio Almeida - editor-chefe Dental GO

Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR e doutorando em Ciências Biomédicas (ênfase em Ortodontia) - Instituto Italiano Universitário de Rosário (ARG).

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco