Como evitar o desvio do plano oclusal causado por batentes assimétricos?

(Vídeo) Aprenda a utilizar o kit de minimoldes para confeccionar seus batentes
Data:

Após você fazer os levantes de resina nos dentes posteriores de seu paciente, pede para o mesmo ocluir e nota que acabou de desviar o plano oclusal dele, correto?

Isto porque seus batentes (bilaterais) nunca ficam do mesmo tamanho. Não seria ótimo se os levantes saíssem padronizadamente, da mesma altura?

Vai, confessa pra mim: Dá até uma certa preguiça de fazer. Além do tempo gasto na confecção, ainda perdemos um tempo precioso, ajustando-os.

Desvio do plano oclusal causado por batentes assimétricos

Levantes de mordida são excelentes recursos utilizados, geralmente, no início do tratamento ortodôntico para uma infinidade de situações como:

Levante da oclusão para facilitar a colagem dos acessórios no arco inferior (em caso de sobremordida acentuada e falta de trespasse horizontal associado).
• Batente de mordida para evitar uma sobre-erupção dos molares.
• Permitir a extrusão dos dentes anteriores (no caso de mordida aberta de etiologia dentária)
• Facilitar o alinhamento e nivelamento dos arcos pela remoção das interferências oclusais intercuspídeas.
• Desprogramação da oclusão.
• Etc.

Levantes feitos com os mini-moldes


Uma solução que poderá facilitar sua vida são os batentes construídos a partir de moldes de silicone pré-fabricados. Basta acrescentar a resina macroparticulada de sua preferência dentro da “mini-moldeira” e aplicar sobre a face oclusal do dente que se deseja a desoclusão.

Obs. Não se esqueça de passar uma camada de vaselina no molde antes de inserir a resina.

O mini-molde é vendido em kits que contam com moldeiras em outros formatos como, por exemplo, moldeiras para esporões, moldes para braquetes ou tubos.

E onde vende?

Alibaba: 👇🏻


Ortho Direct: 👇🏻

Ortho Arch Company: 👇🏻

Dentos India: 👇🏻

Então, deixe sua opinião nos comentários.



Después de hacer los topes (pads) de resina en los dientes posteriores de su paciente, le pide para ocluir y nota que se acabó de desviarle el plano oclusal, correcto?

Esto porque sus topes (pads) (bilaterales) nunca se quedan igual (del mismo tamaño).

¿No sería bueno si los topes salieran de la misma altura?

Además del tiempo dedicado a la confección, aún perdemos un largo tiempo, ajustándolos.

Los topes de mordida son excelentes recursos utilizados, generalmente, al inicio del tratamiento para muchas situaciones como:

• Levante de la oclusión para lograr el collage de los accesorios en el arco inferior (en caso de sobremordida acentuada).

• Levante de mordida para evitar una sobre-erupción de los molares.

• Permitir la extrusión de los dientes anteriores (en el caso de mordida abierta)

• Facilitar la alineación y nivelación de los arcos por la remoción de las interferencias oclusales.

• Desprogramación de la oclusión.

• Etc.


Una solución que podrá facilitar su vida son los topes desarollados a partir de moldes de silicona prefabricados.

Basta poner la resina macroparticulada de su preferencia dentro de la "mini-moldera" y aplicar sobre la face oclusal del diente que se desea la desoclusión.

El mini-molde se vende en kits que cuentan con moldes en otros formatos como, por ejemplo, moldes para espolones, moldes para brackets o tubos.

¿Y dónde vende?

Alibaba: 👇🏻


Ortho Direct: 👇🏻

Ortho Arch Company: 👇🏻

Dentos India: 👇🏻

Entonces, deja su opinión en los comentarios.

Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR.

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga.

Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco