Como fazer dobras de Intrusão e Extrusão de uma forma incrivelmente fácil

(Vídeo) Tutorial de como fazer dobras de 2º ordem sem o uso de nenhum alicate especial
Data:

Esta é a continuação dos tutoriais de vídeos que ensinam a fazer dobras de finalização de uma forma muito simples e prática.

Neste vídeo, você entenderá a arte de fazer dobras de 2º ordem, em especial as dobras de intrusão e extrusão, sem a utilização de nenhum alicate ou recurso elaborado.

Os instrumentais necessários são apenas uma caneta para marcação de fios (ou lápis para olho, ou lápis dermatográfico), um fio redondo (ou retangular) de qualquer calibre e um alicate Tridente de ponta fina (o meu é da marca Fector).

Utilize estas dobras de forma individualizada, ou seja, faça apenas os ajustes que você julgar necessário.

Dobras de 2º Ordem

Conceitos:

Dobra de Intrusão (dobra para cima, no caso do arco superior ou para baixo, no caso do arco inferior): Dobra vertical que intrui o dente.

Dobra de Extrusão (dobra para baixo, no caso de dentes maxilares, ou para cima, no caso de dentes mandibulares): Dobra vertical que extrui o dente.

Sequência de Execução:

1 – Sem retirar o fio (de aço) da boca de seu paciente, primeiramente faça todas as marcações onde você julgar necessário movimentos verticais de extrusão e/ou intrusão.

2 – Em seguida, retire o arco e inicie a confecção das dobras. Para isto, utilize um alicate Tridente.
Obs. Quanto mais fina forem as pontas de seu alicate, melhor será o resultado.

3 – Para executar uma Dobra de Intrusão (no arco superior). Posicione o alicate Tridente com sua ponta única para cima e a ponta dupla para baixo, pressionando 20 graus, na marca mesial previamente feita (com a caneta para retroprojetor).

Em seguida, inverta a posição do alicate e pressione novamente o alicate imediatamente após o 1º degrau.
Vá até a marca distal impressa no arco e pressione o alicate Tridente, desta vez, com sua ponta única para baixo e sua ponta dupla para cima.

Inverta a posição do alicate, e repita o processo. Lembre-se de que a parte distal do fio ortodôntico deverá fica paralela a região anterior e o arco permanecer, sempre planificado.

4 – Para executar uma Dobra de Extrusão (no arco superior). Posicione o alicate Tridente com sua ponta única para baixo e a ponta dupla para cima, pressionando 20 graus, na marca mesial previamente feita (com a caneta para retroprojetor).

Em seguida, inverta a posição do alicate e pressione novamente o alicate imediatamente após o 1º degrau.

Vá até a marca distal impressa no arco e pressione o alicate Tridente, desta vez, com sua ponta única para cima e sua ponta dupla para baixo.

Inverta a posição do alicate, e repita o processo.


Obs. As dobras de 2º ordem para o arco inferior são executadas da mesma forma, porém com (todas) as posições demonstradas do alicate (acima) invertidas.

Clique abaixo para aprender a fazer In-set e Off-Set (dobras de 1º ordem) de uma maneira incrivelmente fácil

clique%20aqui%202.png

Clique abaixo para aprender a fazer dobras em Z (dobras de 2º ordem) de uma maneira incrivelmente fácil

Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR. Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga.

Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos. É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco