Como fazer dobras em Z de uma forma incrivelmente fácil

(Vídeo) Tutorial de como fazer dobras de 2º ordem sem o uso de nenhum alicate especial
Data:

Aprenda a Fazer uma Dobra em Z de uma maneira Incrivelmente Fácil


Esta é a continuação dos tutoriais de vídeos que ensinam a fazer dobras de finalização de uma forma muito simples e prática.

Neste vídeo, você entenderá a arte de fazer dobras de 2º ordem, em especial a dobra em Z (vertical), sem a utilização de nenhum alicate ou recurso elaborado.

Os instrumentais necessários são apenas uma caneta para marcação de fios (ou lápis para olho, ou lápis dermatográfico), um fio redondo (ou retangular) de qualquer calibre e um alicate Tridente de ponta fina (o meu é da marca Fector).

Utilize estas dobras de forma individualizada, ou seja, faça apenas os ajustes que você julgar necessário.


Já enviou seu caso clínico para nosso sistema? 👇

Dobras de 2º Ordem

Conceitos:

Dobra em Z (vertical): Esta é uma dobra executada quando se deseja angular algum elemento dentário; ou seja, deslocar a raiz para um lado e a coroa para o lado oposto, sempre no sentido mésio-distal.

Ela é um excelente recurso nas finalizações ortodônticas, sobretudo naqueles casos que notamos clinica e radiograficamente, a convergência ou divergência radicular.

É importante lembrar que:

Quando desejamos deslocar a raiz de um determinado elemento dentário para distal, devemos iniciar a confecção da dobra em Z deslocando a parte distal do arco para cima, ou seja, com o alicate Tridente posicionado com a ponta única para cima e a ponta dupla para baixo (como demonstrado no vídeo abaixo).

Por outro lado, se desejamos movimentar a raiz de um dente para mesial, devemos iniciar a confecção da dobra, deslocando a parte distal do arco para baixo, ou seja, com o alicate Tridente posicionado com a sua ponta única para baixo e a sua ponta dupla para cima (ao contrário da sequência demonstrada no vídeo abaixo).

Dobra em Z (horizontal): Dobras em Z também poderão ser confeccionadas no sentido horizontal do arco. Neste caso, elas funcionarão como recursos para a correção de giroversões dentárias.

dobra%20Z%20horizontal%20orto%20mazzieir
Foto: Ortodontia Mazzieiro

Os princípios que regem sua confecção são exatamente os mesmos descritos para a confecção desta dobra no sentido vertical. O que muda é apenas a posição do alicate Tridente que, neste caso, deverá ficar em uma posição vertical na mão do operador.

Sequência de Execução:

1 – Sem retirar o fio (de aço) da boca de seu paciente, primeiramente faça todas as marcações onde você julgar necessário movimentos radiculares, no sentido mésio-distal.

2 – Em seguida, retire o arco e inicie a confecção das dobras. Para isto, utilize um alicate Tridente.

Obs. Quanto mais fina forem as pontas de seu alicate, melhor será o resultado.

3 – Para executar uma Dobra em Z (arco superior). Na marca mesial, posicione seu alicate Tridente com a ponta única para cima e a ponta dupla para baixo, pressionando 45 graus.

Em seguida, inverta a posição do alicate e pressione novamente o alicate imediatamente após o 1º degrau, inclinando a porção distal do fio obliquamente.

4 - Vá até a marca distal impressa no arco e pressione o alicate Tridente, exatamente como executado na marca mesial; ou seja, com a ponta única do alicate Tridente voltada para cima e a ponta dupla, para baixo.

Por fim, inverta novamente o alicate e repita o processo até notar clinicamente que, a parte distal do fio ortodôntico ficou paralela a região anterior.

Clique abaixo para aprender a fazer dobras de Intrusão e Extrusão (dobras de 2º ordem) de uma maneira incrivelmente fácil

clique%20aqui%202.png

Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR. Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos. É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco