Como fazer dobras In-Set e Off-Set de uma forma incrivelmente fácil

(Vídeo) Tutorial de como fazer dobras de 1º ordem sem o uso de nenhum alicate especial
Data:

"Nós, ortodontistas, somos bons dobradores de fios"

Nunca mais me esquecí do dia que escutei estas palavras de um de meus primeiros professores... e tenho certeza que também para você ler esta definição pela primeira vez, pode soar simplista demais, desmerecedor e até ofensivo, não é mesmo?

É como dizer que para se tornar um bom ortodontista bastasse simplesmente habilitar-se na arte de executar alças e dobras.

Como se delegássemos a um segundo plano toda a importância de um conhecimento profundo sobre crescimento e desenvolvimento crânio-facial, pediatria, biomecânica, radiologia e sobre tudo o que diz respeito a um bom diagnóstico e um planejamento ortodôntico.

Charles%20Tweed%201895%20-%201970%20na%2
Charles Tweed (1895 - 1970) na Tweed Foundation

Vai levar um tempo, ortodontista, mas você vai acabar entendendo as boas intenções de meu orientador.

Depois de alguns (as vezes, muitos) anos de experiência, todos nós acabamos por perceber que o planejamento ortodôntico é sim, a parte mais crucial de todo a abordagem ortodôntica; porém aprendemos também (a duras penas) que, existe um verdadeiro abismo entre a execução correta do que idealizamos e sua fase pregressa.

E é aí que entra a beleza desta frase acima: "Saber planejar em Ortodontia não relativiza o problema de Não Saber Executar (o que se planejou)" - Giovanni de Carvalho.

Burstone%20u769ltima%20palestra%202015.j
Última palestra do Dr. Burstone (2015)

Assim, eu e o portal Manhattan espero que você aprenda a executar com maestria tudo o que você, arduamente aprendeu a planejar em seu curso de Aperfeiçoamento / Especialização / Mestrado.

Este primeiro vídeo é um TUTORIAL sobre dobras de 1º ordem. Àquelas que fazemos quando desejamos movimentos vestíbulo-lingual nas coroas dos dentes.

Ao contrário de outros autores e seus respectivos vídeos, a intenção aqui foi criar um passo-a-passo simples e definitivo para que você nunca mais erre a confecção destas dobras, sem se valer de conceitos complexos ou alicates especiais.

Obviamente que este será somente o primeiro. Outros tutoriais serão feitos e postados por mim e toda a equipe Manhattan.

Neste vídeo em especial, você precisará de um fio diagramado de aço (serve redondo ou retangular), um alicate Tridente de ponta fina (o meu é da marca Fector) e uma caneta de reproprojetor para marcar o fio (serve também lápis para olho ou lápis dermatográfico).

Vale ressaltar também que, apesar de discorrer sobre a execução das principais dobras no sentido horizontal, não quer dizer que você necessite de todas elas na fase de finalização de seu caso clínico.

Utilize-as de forma individualizada, ou seja, faça apenas os ajustes que você julgar necessário; somente na região do canino, no 2º molar ou no arco inteiro, se assim for o caso.

Dobras de 1º Ordem

Conceitos:

In-Set (dobra para dentro): Dobra horizontal que pressiona a coroa do dente para lingual.

Off-Set (dobra para fora): Dobra horizontal que desloca a coroa do dente para vestibular.

Off-Set + Bossa do Canino: Dobra horizontal que desloca, mais intensamente, a coroa do dente para vestibular. Ao contrário do Off-Set, esta dobra (com a bossa do canino) visa compensar a curvatura acentuada das coroas dos caninos.

Desvio Caudal: Dobra horizontal que visa ajustar a coroa dos 2º molares em relação aos demais dentes, deslocando sua face mesial mais para vestibular. Serve também para corrigir giroversões de dentes posteriores.

Confira tudo sobre Desvio Caudal (ou Toe-In) clicando abaixo:

clique%20aqui%202.png

Já enviou seu caso clínico para nosso sistema? 👇

Sequência de Execução:

1 – Sem retirar o fio (de aço) da boca de seu paciente, primeiramente faça todas as marcações onde você julgar necessário movimentos vestíbulo-linguais.

2 – Em seguida, retire o arco e inicie a confecção das dobras. Para isto, utilize um alicate Tridente.

Obs. Quanto mais fina forem as pontas de seu alicate, melhor será o resultado.

3 – Faça um in-set entre o incisivo central e o incisivo lateral. Posicione o alicate com sua ponta única para dentro e a ponta dupla para fora (do arco), pressionando 20 graus.

Em seguida, inverta a posição do alicate e pressione novamente o alicate imediatamente após a 1º dobra.

4 – Depois faça um off-set + bossa do canino na marcação entre o incisivo lateral e o canino. Posicione o alicate com sua ponta única para fora e a ponta dupla para dentro.

Pressione 20 graus. Logo após, inverta a posição do alicate e pressione novamente o alicate imediatamente após a 1º dobra.

Este segundo movimento deverá ser feito gradativamente, ou seja, pressione o alicate 5 graus, depois reposicione-o 1 mm para distal e torne a apertá-lo contra o fio mais 5 graus. Faça isso por 3 vezes.

5 – Para compensar o volume aumentado da coroa do 1º molar, faça um off-set de molar. Posicione o Tridente com a ponta única para fora e a ponta dupla para dentro.

Pressione 20 graus. Em seguida, inverta o alicate e repita o processo.

6 – Por fim, faça o desvio caudal na coroa do 2º molar. Para isto, segure o alicate sobre a marcação criada previamente (ponta única para dentro e ponta dupla para fora) e pressione (uma única vez) o alicate 20 graus, deslocando a extremidade do fio em direção ao centro do arco.

7 - Repita as dobras do outro lado.

Obs. As dobras de 1º ordem para o arco inferior são as mesmas, porém não se deve executar os in-sets de incisivos laterais, neste arco.

Para saber como fazer dobras de Intrusão e Extrusão de um forma incrivelmente fácil, basta clicar abaixo wink_smile.png

clique%20aqui%202.png


Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR.

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga.

Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco