Como fazer um aparelho ortodôntico Quadrihelice
Construção Tradicional do Quadri-hélice (Quadrihélice ou Quadri-hélix)
A construção do quadri-hélice obedece passos clínicos e laboratoriais a serem seguidos meticulosamente, para que os resultados desejados sejam obtidos em menor tempo e com o mínimo de desconforto ao paciente.
O primeiro passo, na fase clínica, envolve a seleção do elemento dentário de ancoragem.
Na dentadura decídua, os dentes de eleição são os segundos molares decíduos e na dentadura mista e permanente, os primeiros molares permanentes.
Inicialmente, os pontos de contato são distanciados com os separadores elásticos, propiciando a seleção e adaptação de bandas adequadas.
Soldam-se os tubos duplos ou triplos pela vestibular, para a subsequente continuidade da mecanoterapia. Os tubos palatinos também são soldados quando o quadri-hélice a ser confeccionado for o removível.
Conheça modificações que o Quadrihélice pode ter 👇
Posteriormente, procede-se com a moldagem e a transferência das bandas para os moldes, fixando-as com fio de aço inoxidável de diâmetro 0,6 mm ou 0,7 mm, para que não se desloquem durante a obtenção de modelos de trabalho.
Nessa etapa, coloca-se uma camada fina de cera 7 na superfície interna das bandas, de modo que nos modelos de trabalho, haverá uma interface entre o gesso e a banda e, dessa forma, não ocorrerá a dispersão do calor para o gesso, facilitando assim o procedimento de soldagem.
A diferença entre o quadri-hélice fixo e o removível está no diâmetro do fio de aço inoxidável com os quais são construídos.
Os soldados utilizam fio 0,9 mm e os removíveis fio 0,8 mm para permitir que a dobra distal se encaixe no tubo lingual.
A construção tradicional do aparelho é iniciada pela região anterior. Empregando-se a ponta cônica do alicate 139, confeccionam-se os dois helicoides anteriores, no terço distal dos caninos.
O fio remanescente ficará voltado para a posterior.
Os dois helicoides posteriores devem ser confeccionados a 4 mm cervicalmente aos dentes de ancoragem e permanecem a uma distância de 2 a 3 mm afastados do palato.
A inclinação de 45° promove melhor adaptação à morfologia do palato. Os helicoides posteriores podem ser posicionados de 2 a 3 mm distalmente aos elementos dentários de ancoragem, quando se deseja a correção de rotações.
Os procedimentos variam em função do tipo de quadri-hélice a ser utilizado, soldado ou removível.
No quadri-hélice soldado, a estrutura de fio deve ser fixada e posicionada corretamente com gesso, para posterior processo de soldagem, acabamento e polimento.
No quadri-hélice removível, é imprescindível a soldagem de tubos palatinos.
Após a construção dos helicoides posteriores, as extremidades livres do fio são dobradas em direção anterior e as presilhas devem ser feitas para encaixe passivo nos tubos linguais, empregando-se o alicate para barra transpalatina (nº 410).
Leia mais sobre o aparelho Quadrihélice 👇
Construção Modificada do Quadri-hélice (Quadrihélice ou Quadri-hélix)
Apesar da construção do aparelho Quadri-hélice ser tradicionalmente iniciada pelos helicóides anteriores (e respeitando a curvatura do palato), sugerimos uma outr possibilidade, mais fácil de confeccionar e instalar, do mesmo aparelho.
Faça o aparelho ortodôntico de forma plana (sem o contorno do palato) e; faça-o primeiramente da porção lateral esquerda (braço externo do aparelho) até o braço do lado oposto (lado direito).
Instrumentais e Insumos Necessários:
Modelo de gesso superior (do paciente)Fio 0.8 mm de aço inoxidávelCaneta para marcar fios (retroprogetor)Alicate nº 074Alicate nº 410Alicate Tridente (para ativação)Alicate de Corte para Fios Pesados
1 - Corte um segmento de fio de aço 0.8 mm corrspondente à 4 vezes a distância intermolares.
2 - Com um alicate 074, retifique toda a extensão do fio.
3 - Marque a distal do 1º molar; e com o alicate 074, vire o fio até que a sua parte maior fique paralela à parte menor (correspondente ao braço externo do Quadrihélice).
4 - Com o alicate 410, "aperte" os 2 fios usando a 1º ranhura da ponta do alicate.
5 - Com os 2 fios pressionados pelo alicate, faça uma dobra (de 45 graus) no fio maior, inserindo um dos dedos entre os 2 segmentos.
6 - Sobre a dobra recém realizada, faça um hemi-helicóide com o alicate 074.
7 - Marque a distal do 1º molar no fio maior.
8 - Faça um helicóide completo com o alicate 074. O fio maior deverá passar por cima do corpo do aparelho, no momento do giro do fio.
9 - Marque a distal do canino no fio maior.
10 - Faça o 2º helicóide girando o fio maior 1,5 vezes ao redor do corpo do aparelho, também passando o fio maior por cima do corpo do aparelho.
11 - Marque o meio da face lingual do incisvo lateral (do lado oposto), no fio maior.
12 - Faça o 3º helicóide passando o fio maior por baixo do corpo do aparelho.
13 - Marque a distal do 1º molar (do lado oposto) no fio maior.
14 - Faça o 4º helicóide com o alicate 074. Atente-se pois a ponta redodnda do alicate deverá estar virada para fora (sentido contrário do corpo do aparelho). Passe o fio maior por baixo do corpo do aparelho.
15 - Marque a mesial do 1º molar.
16 - Faça um novo hemi-helicóide do lado oposto, com o auxílio do alicate 074.
17 - Faça a marcação da presilha na mesma direção da presilha do lado oposto.
18 - Gire o fio maior e "aperte" os 2 segmentos com o alicate 410 para fazer a presilha do lado oposto.
19 - Corte o excesso de fio.
20 - Adapte o Quadrihélice no palato de gesso, girando os braços externos em 70 graus. Este movimento deverá ser feito com as mãos.
Aprenda como adaptar o Quadrihélice 👇
Sobre o autor:
MSc. Giovanni de Carvalho
Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR e doutorando em Ciências Biomédicas (ênfase em Ortodontia) - Instituto Italiano Universitário de Rosário (ARG).
Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).
Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.
É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.