Como fazer um aparelho ortodôntico Quadrihelice

(Vídeo) Aprenda a maneira mais fácil de se construir um aparelho ortodôntico Quadrihelice
Data:

Construção Tradicional do Quadri-hélice (Quadrihélice ou Quadri-hélix)

A construção do quadri-hélice obedece passos clínicos e laboratoriais a serem seguidos meticulosamente, para que os resultados desejados sejam obtidos em menor tempo e com o mínimo de desconforto ao paciente.

O primeiro passo, na fase clínica, envolve a seleção do elemento dentário de ancoragem.

Na dentadura decídua, os dentes de eleição são os segundos molares decíduos e na dentadura mista e permanente, os primeiros molares permanentes.

Inicialmente, os pontos de contato são distanciados com os separadores elásticos, propiciando a seleção e adaptação de bandas adequadas.

Soldam-se os tubos duplos ou triplos pela vestibular, para a subsequente continuidade da mecanoterapia. Os tubos palatinos também são soldados quando o quadri-hélice a ser confeccionado for o removível.

Conheça modificações que o Quadrihélice pode ter 👇

Posteriormente, procede-se com a moldagem e a transferência das bandas para os moldes, fixando-as com fio de aço inoxidável de diâmetro 0,6 mm ou 0,7 mm, para que não se desloquem durante a obtenção de modelos de trabalho.

Nessa etapa, coloca-se uma camada fina de cera 7 na superfície interna das bandas, de modo que nos modelos de trabalho, haverá uma interface entre o gesso e a banda e, dessa forma, não ocorrerá a dispersão do calor para o gesso, facilitando assim o procedimento de soldagem.

A diferença entre o quadri-hélice fixo e o removível está no diâmetro do fio de aço inoxidável com os quais são construídos.

Os soldados utilizam fio 0,9 mm e os removíveis fio 0,8 mm para permitir que a dobra distal se encaixe no tubo lingual.

A construção tradicional do aparelho é iniciada pela região anterior. Empregando-se a ponta cônica do alicate 139, confeccionam-se os dois helicoides anteriores, no terço distal dos caninos.

O fio remanescente ficará voltado para a posterior.

Os dois helicoides posteriores devem ser confeccionados a 4 mm cervicalmente aos dentes de ancoragem e permanecem a uma distância de 2 a 3 mm afastados do palato.

A inclinação de 45° promove melhor adaptação à morfologia do palato. Os helicoides posteriores podem ser posicionados de 2 a 3 mm distalmente aos elementos dentários de ancoragem, quando se deseja a correção de rotações.

Os procedimentos variam em função do tipo de quadri-hélice a ser utilizado, soldado ou removível.

No quadri-hélice soldado, a estrutura de fio deve ser fixada e posicionada corretamente com gesso, para posterior processo de soldagem, acabamento e polimento.

No quadri-hélice removível, é imprescindível a soldagem de tubos palatinos.

Após a construção dos helicoides posteriores, as extremidades livres do fio são dobradas em direção anterior e as presilhas devem ser feitas para encaixe passivo nos tubos linguais, empregando-se o alicate para barra transpalatina (nº 410).

Leia mais sobre o aparelho Quadrihélice 👇

Construção Modificada do Quadri-hélice (Quadrihélice ou Quadri-hélix)

Apesar da construção do aparelho Quadri-hélice ser tradicionalmente iniciada pelos helicóides anteriores (e respeitando a curvatura do palato), sugerimos uma outr possibilidade, mais fácil de confeccionar e instalar, do mesmo aparelho.

Faça o aparelho ortodôntico de forma plana (sem o contorno do palato) e; faça-o primeiramente da porção lateral esquerda (braço externo do aparelho) até o braço do lado oposto (lado direito).

Instrumentais e Insumos Necessários:

Modelo de gesso superior (do paciente)
Fio 0.8 mm de aço inoxidável
Caneta para marcar fios (retroprogetor)
Alicate nº 074
Alicate nº 410
Alicate Tridente (para ativação)
Alicate de Corte para Fios Pesados

1 - Corte um segmento de fio de aço 0.8 mm corrspondente à 4 vezes a distância intermolares.

2 - Com um alicate 074, retifique toda a extensão do fio.

3 - Marque a distal do 1º molar; e com o alicate 074, vire o fio até que a sua parte maior fique paralela à parte menor (correspondente ao braço externo do Quadrihélice).

4 - Com o alicate 410, "aperte" os 2 fios usando a 1º ranhura da ponta do alicate.

5 - Com os 2 fios pressionados pelo alicate, faça uma dobra (de 45 graus) no fio maior, inserindo um dos dedos entre os 2 segmentos.

6 - Sobre a dobra recém realizada, faça um hemi-helicóide com o alicate 074.

7 - Marque a distal do 1º molar no fio maior.

8 - Faça um helicóide completo com o alicate 074. O fio maior deverá passar por cima do corpo do aparelho, no momento do giro do fio.

9 - Marque a distal do canino no fio maior.

10 - Faça o 2º helicóide girando o fio maior 1,5 vezes ao redor do corpo do aparelho, também passando o fio maior por cima do corpo do aparelho.

11 - Marque o meio da face lingual do incisvo lateral (do lado oposto), no fio maior.

12 - Faça o 3º helicóide passando o fio maior por baixo do corpo do aparelho.

13 - Marque a distal do 1º molar (do lado oposto) no fio maior.

14 - Faça o 4º helicóide com o alicate 074. Atente-se pois a ponta redodnda do alicate deverá estar virada para fora (sentido contrário do corpo do aparelho). Passe o fio maior por baixo do corpo do aparelho.

15 - Marque a mesial do 1º molar.

16 - Faça um novo hemi-helicóide do lado oposto, com o auxílio do alicate 074.

17 - Faça a marcação da presilha na mesma direção da presilha do lado oposto.

18 - Gire o fio maior e "aperte" os 2 segmentos com o alicate 410 para fazer a presilha do lado oposto.

19 - Corte o excesso de fio.

20 - Adapte o Quadrihélice no palato de gesso, girando os braços externos em 70 graus. Este movimento deverá ser feito com as mãos.

Aprenda como adaptar o Quadrihélice 👇


Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR e doutorando em Ciências Biomédicas (ênfase em Ortodontia) - Instituto Italiano Universitário de Rosário (ARG).

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco