O que a sua sequência de fios de alinhamento têm a ver com os Thundercats? Conheça o Tandem-Arch

Tandem-Arch. Uma estratégia eficiente para o alinhamento dos arcos com braquetes autoligados
Data:

O quê sua sequência de fios de alinhamento têm a ver com os Thundercats? Conheça o Tandem-Arch

Tandem-Arch. Uma estratégia para o alinhamento dos arcos com braquetes autoligados. São 2 fios de NiTi (014” + 16” NiTi) nas canaletas dos braquetes autoligados.

Estes fios em conjunto apresentam a flexibilidade dos fios redondos de baixo calibre aliados ao controle de torque gerado pelo alto grau de preenchimento das canaletas, característicos dos fios retangulares.

Era uma vez, um ortodontista que se chamava Lion e tinha seu consultório em Tandera.

Apesar de adepto dos braquetes autoligados, Dr. Lion tinha dificuldades com o alinhamento dos dentes inferiores (sobretudo os incisivos) com o uso de acessórios que permitiam muita folga entre os fios e as canaletas dos braquetes.

Por um tempo, utilizou como fio de alinhamento intermediário o 014X025” de NiTi, mas logo o abandonou, pois julgava que este fio, embora retangular, preenchia as canaletas de forma insatisfatória devido a sua pequena altura dentro do slot e consequente incapacidade de correção das angulações dos dentes anteriores.

Até que, motivado pelo Dr. Shondi, instalou dois fios de NiTi (014” + 16” NiTi) nas canaletas de seus braquetes autoligados e percebeu que estes fios em conjunto apresentavam a flexibilidade dos fios redondos de baixo calibre aliados ao controle de torque gerado pelo alto grau de preenchimento das canaletas, característicos dos fios retangulares.

Desde então, todas as vezes que ele precisa de um alinhamento preciso dos dentes inferiores (utilizando braquetes autoligados), Dr. Lion entoa o mantra:

“- Tandem, Tandem, Tandem Arch, Hoooou!!”

...e conquista seus objetivos.


A verdade é que não existe uma sequência de fios ideal para todas as situações onde desejamos um alinhamento e nivelamento.

O número de fios, ligas, secções transversais utilizadas em um tratamento são pessoais, dependem da filosofia do autor, da severidade do apinhamento, da força ideal liberada por cada fio, e sobretudo, da qualidade dos mesmos.

De maneira geral, os braquetes autoligados apresentam limitações quanto ao alinhamento eficiente dos incisivos inferiores pois, como estes dentes apresentam uma distância inter-braquetes muito pequena, os fios ortodônticos (sobretudo os de baixo calibre) tendem a defletir muito pouco dentro das canaletas destes acessórios (os quais apresentam uma folga expressiva entre o fio e as paredes internas) gerando assim, um alinhamento insuficiente nesta região.

Uma boa solução para esta dificuldade então, é a utilização desta sequência de alinhamento e nivelamento sugerida pelo Dr. Sondhi:

Sequência de Alinhamento e nivelamento para Casos Clínicos com Apinhamentos Severos

014" NiTi termoativado

016" NiTi termoativado

Tandem-Arch (014" NiTi + 016" NiTi termoativados)

019 X 025" aço inoxidável (fase de retração anterior)

019 X 025" TMA (liga de titânio-molibdênio)

019 X 025" Braided (fase de intercuspidação)

Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR.

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga.

Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco