Os 17 fatores que você precisa conhecer para evitar reabsorções em um tratamento ortodôntico
Os 17 fatores que você precisa conhecer para evitar reabsorções em um tratamento ortodôntico
O professor Alberto Consolaro elaborou uma lista de checagem sobre os fatores preditivos das reabsorções dentárias no tratamento ortodôntico. Essa lista de checagem é um verdadeiro guia prático para a prevenção das reabsorções radiculares consequentes da terapêutica ortodôntico.
Os fatores preditivos para as reabsorções dentárias (continuação):
04 - Ápice radiculares afilados:
Nesses dentes deve-se compatibilizar o uso de forças leves e movimentos menos agressivos. Quando os ápices terminam muitos afilados, como a ponta de uma pipeta, tendem a concentrar muita força em uma pequena área, aumentando a chance de matar cementoblastos.
05 - Ápices radiculares com dilaceração radicular:
Os ápices com dilaceração apical, ainda que discretamente, dentro do possível devem ser avaliados quanto à concentração e intensidade de forças, pois tendem a levar a arredondamentos mais significativos.
06 - Raízes curtas com menos que 1,6 vezes o comprimento da coroa:
Qualquer dente com raízes proporcionalmente 1,6 vezes menores que o comprimento vertical da coroa clínica devem ser considerados como dentes com raízes curtas, mesmo que multirradiculados. Nestes casos, mesmo uma ancoragem simples deverá ser ampliada.
07 - Crista óssea alveolar retangular:
Estas cristas absorvem menos forças durante o movimento, pois defletem menos e tendem a concentrar forças no ligamento periodontal, com maior chance de lesar os cementoblastos. As cristas triangulares são mais flexíveis e atenuam as forças aplicadas sobre o dente.
08 - Movimentos extensos:
Sim, movimentos ortodônticos com grande magnitude, aumentam a probabilidade de ocorrerem reabsorções dentárias nos dentes envolvidos.
09 - Tratamentos ortodônticos que envolvam exodontias:
Embora ainda não existam trabalhos conclusivos, especula-se que os tratamentos que envolvam extrações tendem a usar mecânicas mais pesadas e movimentos mais extensos.
Texto: Dr. Alberto Consolaro
Edição e Fotos: Dr. Giovanni de Carvalho e Dr. Leonardo Fonseca
Para não perder as continuações deste fantástico artigo, inscreva-se em nossa lista de transmissão no Whatsapp:
Grave nosso número em seu celular (31 - 98337-8535) e mande-nos uma mensagem com os dizeres: EU QUERO.
Perdeu a 1º parte deste fantástico artigo, clique no botão abaixo: