Pensando em começar a trabalhar com Alinhadores Estéticos? Então, conheça estes 3 conceitos

(Vídeo) 3 Conceitos Fundamentais para Começar a Trabalhar com Alinhadores Estéticos
Data:

Está pensando em começar a trabalhar com Alinhadores Estéticos? Então, você precisa conhecer estes 3 conceitos!

É um engano pensar que trata-se de uma "moda passageira". Você pode até "torcer o nariz" e dizer que "desta água não beberás" ; mas acredite, os alinhadores estéticos são uma realidade e vieram pra ficar. São, em alguns casos, excelentes recursos ao tratamento ortodôntico convencional, mas devem ser considerados, exatamente como o que são: Apenas um recurso!

Alguns estudos na literatura já demostraram que esses dispositivos são capazes de alinhar e nivelar os arcos dentários de forma adequada. Têm uma razoável eficiência nos movimentos de intrusão anterior, fechamento de diastemas e movimentos que envolvam inclinações dentárias.

Porém, os movimentos de extrusão, controle de torque, rotação (de dentes posteriores) e; sobretudo, os movimentos de translação dentária, são ainda, particularmente limitados. Ainda.

Isto porque não é exagero afirmar que, devido aos recursos financeiros investidos e ao grau de proeficiência dos profissionais envolvidos, este tipo de abordagem estética, está a cada dia, mais eficiente, mais lucrativo e mais seguro para pacientes e ortodontistas.

O que pode se esperar do futuro da Ortodontia em adultos? (Niomar Miyagi)

"As empresas têm investido bastante na tecnologia do tratamento com alinhadores. Se eles tiverem a capacidade de realizar tratamentos tão eficientes quanto os aparelhos fixos, podem se tornar a 1° escolha dos pacientes adultos. (Dra. Sílvia Reis e Dra. Liliana Maltagliati, Revista Clínica de Ortodontia Dental Press / vol.16 / núm. 2)

capa-revista-clinica-adultos(1).jpg

E eu com isso?

Bem; para responder essa inquisição, basta vislumbrar o cenário mais previsível em curto prazo que fatalmente acontecerá em seu consultório: O seu paciente (que está prestes a iniciar seu tratamento), certamente, te questionará, em algum momento, sobre os (reais) motivos pelos quais você não sugeriu um tratamento com alinhadores (em detrimento da colagem de braquetes).

Ao invés de dizer a ele que os alinhadores não são indicados para o seu caso clínico ( o que, convenhamos, reflete mais a nossa inabilidade de lidar com este sistema do que propriamente com a realidade), porque não começar a nos preparar para esta demanda (cada vez maior e mais exigente por produtos estéticos).

images.jpg

1 - Existem milhares de marcas de alinhadores disponíveis no mercado. Porém, todos eles são frutos apenas de 3 tipos de sistemas:

a - Alinhadores Sequenciais baseados em programas de computador CAD-CAM, programas de estereolitografia e uma impressora 3D - Invisalign.

b - Alinhadores criados a partir de set-ups em modelos de gesso (ou em modelos digitais) - Clear Aligner.

c - Alinhadores In-Office, que podem ser confeccionados dentro do próprio consultório e ativados através de alicates termoplásticos - Essix Clear Aligner.

2 - Assim como toda prescrição de braquetes, alinhadores estéticos apresentam também, indicações específicas, independentemente da marca escolhida. Além disto, é imprescindível a capacitação do profissional, para que ele possa direcionar o tratamento da forma mais eficiente possível.

3 - Mesmo sabendo da importância dos mini-parafusos ortodônticos na prática clínica, você já ouviu falar em tratamento ortodôntico apenas com minimplantes, sem o uso de braquetes?

Pelo mesmo motivo, tratamentos ortodônticos apenas com alinhadores também tendem a gerar resultados limitados (salvo em maloclusões simples), pois ainda não conseguem realizar movimentações de alta complexidade e em vários planos do espaço, isoladamente.

Alinhadores são recursos de tratamento como propulsores mandibulares ou disjuntores, e não devem ser vistos como panacéias ou como modalidade de tratamento integral.

Desta forma, cabe sempre considerar a possibilidade de utilizar junto a estes aparelhos, outros artifícios como: attachments (incrementos de resina fotopolimerizável estrategicamente posicionados nas coroas dentárias a fim de auxiliar na mecânica e na retenção dos alinhadores); elásticos intermaxilares, ancoragem esquelética, minimplantes extra alveolares, desgastes interproximais, etc.

Conheça as novas possibilidades e os novos desafios dos alinhadores estéticos 👇🏻

Manhattan%20whatsapp.png

Para não perder nossos artigos, inscreva-se em nossa lista de transmissão no Whatsapp:

Grave nosso número em seu celular (31 - 98337-8535) e mande-nos uma mensagem com os dizeres: EU QUERO.

MSc. Giovanni de Carvalho

gio2.png

Fale Conosco