Porque você precisa compreender o vôo dos patos para distalizar com alinhadores?

(Vídeo) Estagiamento de distalização em "V" com alinhadores estéticos
Data:

Mais uma vez, o Dr. Marco Paulo Lara traz um caso clínico para descrever um tipo de movimentação com alinhadores até então, impensável!

O exemplo sugere um tratamento com alinhadores onde se deseja uma distalização completa do quadrante nº 4 (inferior direito) e do quadrante 3 (inferior esquerdo).

Observando o ClinCheck (na aba Estágios), conseguimos verificar todos passos dados do início ao fim de nosso planejamento, que neste caso consta de 53 alinhadores.

Cada um dos quadrinhos azuis (mostrados na linha do tempo do ClinCheck) marca um estágio (ou um passo, ou um par de alinhadores) e do lado direito da tela, verificamos o desenho da sequência de estágios que deverão ser cumpridos até o final do tratamento.

Observe nos quadrantes 3 e 4, o desenho de um “V” (representando a sequência de movimentos que acontecerão com o uso sequencial dos alinhadores).

Interpretamos o gráfico deste caso clínico da seguinte forma:

“No estágio 0, começamos a distalização dos elementos 37 e 47. Ao completar a metade do caminho necessário para a correção completa destes elementos, notamos o início da distalização dos dentes 36 e 46 e assim por diante.

Quando eu tenho a metade do caminho percorrido pelos dentes 36 e 46, inicia-se a distalização dos 2º pré-molares (dentes 35 e 45). É este padrão de distalização que vai dando este formato em “V”.

Assim, ao “puxar” a barra de tempo (em azul) eu noto a movimentação sequencial dos dentes posteriores para distal.

Desta forma, todas as vezes que for necessário distalizar com alinhadores, é sempre importante planejar seu caso clínico com este padrão de distalização.


Gostou da dica?
Para mais conteúdo de valor sobre alinhadores, participe de nosso grupo no TELEGRAM wink

Acesse seu aplicativo e procure pelo canal: Alinhadores In Office e Ortodontia Digital

Link de Convite: t.me/alinhadoresortodonticos


Fale Conosco