REVELADO! O passo-a-passo para a confecção de alinhadores estéticos em seu consultório

(Vídeo) Como fazer seus próprios alinhadores - 4º parte
Data:

REVELADO! - Como criar alinhadores estéticos em seu consultório - parte 4

Agora, disponível a última parte deste fantástico passo-a-passo.

 

Se você perdeu o terceiro vídeo é só clicar no botão abaixo:

bota771o%203%20parte(1).png

 

Passo-a-Passo da Confecção (continuação)

20 - Instale o 1º disco polidor (cor marrom) no motor de bancada e inicie o polimento dos alinhadores.

O polimento deverá ser realizado passando o disco de feltro em toda a extensão da placa, removendo as espículas de plástico ou ranhuras que possam existir.

Na face vestibular, os alinhadores poderão ser recortados em uma linha reta, ou acompanhando os contornos gengivais de todos os dentes.

É importante lembrar que quanto maior o comprimento da placa (recorte em linha reta) menor será a deformação da placa, depois de ativada. Desta forma, espera-se uma movimentação mais efetiva. Por outro lado, alinhadores muito altos tendem a causar injúrias nos tecidos periodontais.

Alinhadores que acompanham os contornos e ameias gengivais são mais estéticos e apresentam pouco contato com os tecidos moles, mas podem aumentar o tempo de tratamento devido a maior deformação do material.

21 - O segundo disco de feltro (verde escuro) deverá ser utilizado em seguida.

22 - Por fim, instale e use o último disco de polimento (vermelho) para refinar o polimento dos alinhadores.

Lembre-se que estes discos da Dentsply são muito abrasivos e por isso, deverão ser utilizados com cuidado. Qualquer deslize neste momento poderá danificar irreversivelmente as placas termoplásticas.

23 - Higienize os alinhadores com água e sabão neutro.

24 - As ativações deverão ser feitas com alicates Pro-Aligners. Estes criarão bolhas no interior das placas. Desta forma, os dentes, pressionados por estas saliências, se movimentarão em direção as regiões de alívio, previamente criadas com a resina FluroShield (Dentsply).

Estes alicates dispensam aquecimento prévio e possuem uma chave interna para a regulagem da intensidade de ativação.

Não se esqueça de fazer desgastes interproximais nos dentes envolvidos. Somente criando espaços sobre o rebordo alveolar, os dentes poderão movimentar-se.

Um alinhador poderá ser reativado na mesma região, em média por 3 vezes antes de começar a perfurar.

25 - Faça reativações em um período de 15 a 20 dias até a completa correção da má-oclusão.

Caso haja um comprometimento na estética do alinhador ou um grande desgaste, molde novamente seu paciente e repita o processo.

 

gio2.png

 

 

 

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial , mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR. Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH). Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos. É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

 

Manhattan%20whatsapp.png

Para não perder nossos artigos, inscreva-se em nossa lista de transmissão no Whatsapp:

Grave nosso número em seu celular (31 - 98337-8535) e mande-nos uma mensagem com os dizeres: EU QUERO.

Fale Conosco