Controvérsia - Braquetes autoligados alinham os dentes mais rapidamente?

Parte 2 - Controvérsia: Braquetes autoligados contribuem para um menor tempo de tratamento?
Data:

Controvérsia - Braquetes autoligados alinham os dentes mais rapidamente?

Fonte: Ursi W, Matias M. Princípios gerais da mecânica com braquetes autoligáveis Rev Clín Ortod Dental Press.2015 fev-mar;14(1):90-109
(Parte II)

Embora vários ortodontistas concordem que a redução do tempo de tratamento é mais um desejo do que, propriamente, uma implicação real da utilização dos braquetes autoligados, a discussão sobre os reais efeitos destes sistemas parece que ainda perdurará por algum tempo.

Provavelmente, essa discussão continuará por muitos anos, dada a subjetividade utilizada na Ortodontia para se determinar o término do tratamento.

A realidade é que ainda não existe um estudo com métodos que, ao mesmo tempo, respeitem a mecânica preconizada pelos introdutores de um dado sistema (por exemplo, o Damon), com relação à sequência de fios e o tempo de troca, e os compare com outros sistemas, de maneira inequívoca.

Assim, este excelente artigo dos ortodontistas Weber Ursi e Murilo Matias discutem os princípios gerais da mecânica com braquetes autoligáveis e sua provável relação com a diminuição do tempo de tratamento.

Dr. Weber Ursi

Vários trabalhos foram desenvolvidos com o intuito de comparar a eficiência dos aparelhos autoligados e dos convencionais. Todos os estudos retrospectivos encontrados observaram um menor tempo de tratamento com aparelhos autoligados do que com aparelhos convencionais - inclusive com reduções de 4 a 6 meses no tempo total, e com reduções no número de visitas ao ortodontista - 4 a 7 visitas a menos.

Eberting JJ, Straja SR, Tuncay OC. Treatment time, outcome, and patient satisfaction comparisons of Damon and conventional brackets. Clin Orthod Res.2001;4(4):228-34

Harradine NWT. Self-ligating brackets and treatment efficiency. Clin Orthod Res. 2001;4(4):220-7

Segundo a maioria dos autores, a rapidez no alinhamento dos arcos deve-se a redução do coeficiente de atrito superficial do fio ortodôntico com a canaleta do braquete causada por uma maior "folga" existente entre estes dois corpos. Isto explica um comportamento melhor do sistema autoligável nas fases iniciais do tratamento, onde fios de menor calibre são utilizados com maior frequência.

Já na fase de arcos retangulares, o atrito é significativamente aumentado, tornando o comportamento do sistema convencional muito semelhante ao autoligado. - Explicou o Dr. Reginaldo Zanelato, em seu artigo.

Outros trabalhos, em contrapartida, disseram que o tipo de aparelho não teve qualquer influência sobre o tempo de tratamento, como Pandis et al. e DiBiase et al.

Até mesmo, o Dr. Giovanni de Carvalho - editor-chefe do Manhattan - já afirmou publicamente discordar de alguns dos resultados apresentados por ele em seu trabalho de 2011.

de Carvalho G.D., de Carvalho E.M.D, de Carvalho A.B., Neves L.S., Perdigão H.V., OrtodontiaSPO, 2011;44(3):275-82

Assim, o que se verifica é que a grande maioria dos trabalhos têm fortes tendenciosidades embutidas em seus métodos, tanto para o lado da constatação quanto para o da negação de possíveis diferenças.


🚨 E você? O que acha? Deixe seu comentário! 🤔
Leia a 1° parte clicando abaixo 👇🏻

Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR e doutorando em Ciências Biomédicas (ênfase em Ortodontia) - Instituto Italiano Universitário de Rosário (ARG).

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco