Como adaptar um aparelho ortodôntico Quadrihelice

(Vídeo) Aprenda o passo-a-passo para adaptar um aparelho ortodôntico Quadrihelice
Data:

Instalação do Quadri-hélice (Quadrihélice ou Quadri-hélix)

Introdução:

O aparelho ortodôntico Quadri-hélix, baseado nos princípios estabelecidos por Dr. Robert Ricketts, tem sido uma ferramenta valiosa no arsenal do ortodontista para tratar diversas condições dentárias.

Este dispositivo é particularmente eficaz na expansão maxilar e no controle de discrepâncias transversais.

E se eu gosto do aparelho Quadrihélice? Poooxa, eu adoro! Porém uma das etapas mais importantes (e às vezes, a mais difícil) é a adaptação deste recurso. Você sabe fazê-la?

Utilizado nos pacientes que apresentam problemas transversais de origem dentoalveolar, cuja abordagem terapéutica é a expansão da arcada superior.

Os procedimentos de expansão deverão iniciar-se ao início do tratamento e permanecer em posição por no mínimo um período de 6 meses.

Uma de suas grandes vantagens do Quadrihélice é o fato de poder ser utilizado conjuntamente com aparelhos fixos (ou mesmo com alinhadores) durante a fase de alinhamento dos arcos, pois não interfere no posicionamento dos acessórios instalados por vestibular.

Materiais Necessários:

Quadri-hélix personalizado.
Bandas ortodônticas para molares (com tubos linguais soldados).
Fio ortodôntico (0.8 mm) de aço inoxidável.
Pinças ortodônticas para manipulação do fio.

Passo-a-Passo da Instalação:

1 - Certifique-se que o aparelho foi confeccionado corretamente, sobretudo no que concerne aos tamanhos dos braços externos, internos, distância entre os helicóides e sobretudo à altura do aparelho em relação ao palato.

Lembre-se que o aparelho deverá ser confeccionado plano. Em caso de interferências com o modelo de gesso, repita a confecção (use o vídeo abaixo). Recorde-se também que, a adaptação do aparelho deverá ser feita com ele totalmente passivo e no modelo de gesso, inicialmente.

Aprenda a construir um aparelho Quadrihélice, clicando abaixo 👇

2 - Para adaptá-lo a uma superfície curva (o palato, neste caso), comece promovendo uma torção dos braços externos sobre os braços internos, no sentido do cetro do aparelho.

Faça isso, do lado de fora da boca e com as próprias mãos (sem o auxílio de nenhum alicate).

3 - Confira, no modelo de gesso, se as presilhas estão próximas aos tubos linguais das bandas ortodônticas, no sentido transversal. Em seguida, gire os braços externos até completar o paralelismo entre as presilhas e seus respectivos tubos.

4 - Após acertar as presilhas, confira o aparelho. Este não poderá tocar, em nenhuma região o palato do paciente.

Então, com um alicate Tridente, faça dobras de 1º ordem (in-set ou off-set) logo à frente das presilhas para adaptar os braços externos às faces linguais dos caninos e pré-molares que se deseja expandir.

Repita este processo do lado oposto e confira novamente no modelo de gesso. Note, nese momento, que dobras verticais (ainda nos braços externos) poderão ser necessárias para deixar estes componentes ainda mais "justos" às coroas dos dentes posteriores.

OBS. Se os helióides da região anterior tocarem o modelo de gesso, você poderá ianda, utilizar um alicate De La Rosa para produzir uma pequena curvatura na região anterior do aparelho, semelhante a curvatura do palato nesta região.

5 - Com o auxílio de um alicate Weingart, insira as presilhas dentro de seus respstivos tubos linguais e proceda com a última conferência.

Conheça as diversas modificações que o Quadrihélice pode ter, clicando abaixo 👇

Conclusão:

O aparelho ortodôntico Quadri-hélix ou Quadrihélice, seguindo a técnica de Dr. Robert Ricketts, é uma ferramenta valiosa na correção de más oclusões transversais.
A compreensão cuidadosa do procedimento de instalação e manipulação é crucial para o sucesso do tratamento, proporcionando resultados estéticos e funcionais satisfatórios aos pacientes.

Sobre o autor:

gio2.png

MSc. Giovanni de Carvalho

Nosso C.E.O possui graduação em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), pós graduação em Ortodontia, Implantodontia e Cirurgia Oral Menor, especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial, mestrado em Ortodontia pela Faculdade Ingá - Maringá/PR e doutorando em Ciências Biomédicas (ênfase em Ortodontia) - Instituto Italiano Universitário de Rosário (ARG).

Foi Professor e Sub-coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Ortoprev / São Leopoldo Mandic - Ipatinga. Atualmente é coordenador e professor dos cursos de especialização do Centro de Estudos e Tratamento da Odontologia (CETRO/BH).

Foi o idealizador e proprietário da plataforma de ensino Cetro Online. Proprietário de Consultório Particular, colaborador científico dos braquetes Infinity, palestrante e autor de diversos artigos.

É membro atuante do conselho editorial da revista científica Journal of Oral Health and Dental Care. Idealizador, proprietário e produtor de conteúdo da plataforma de ensino Manhattan - Consultoria de Casos Clínicos.

Fale Conosco